BESSA GRILL
Início » Internacionais » A agência, Maduro diz que ‘fase da infecção’ de Chávez foi controlada

A agência, Maduro diz que ‘fase da infecção’ de Chávez foi controlada

Vice-presidente deu entrevista a agência de notícias Efe. Segundo ele, Hugo Chávez está 'tranquilo e consciente'.

18/01/2013 10:07

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está “muito tranquilo e consciente de todas as fases do processo pós-operatório que atravessa” após a operação para a retirada de um câncer, disse nesta quinta-feira (17) o vice-presidente, Nicolás Maduro, em uma entrevista à agência de notícias Efe. Segundo a agência, Maduro disse que, neste momento, Chávez se concentra em superar “os estragos” da insuficiencia respiratória que sofre.

“Em termos gerais, o vejo muito tranquilo, muito sereno, muito consciente”, disse Maduro, que acrescentou que “cada fase da infecção foi controlada”. O herdeiro político de Chávez também disse que o governo avalia e reavalia cenários, mas afirmou que no dia de hoje Hugo Chávez é presidente e seguiá sendo presidente.

Ainda nesta quinta, o novo ministro de Relações Exteriores so país, Elías Jaua, afirmou queChávez está efetivamente à frente do governo e que sua nomeação para o cargo, nesta semana, é uma prova disso, em declarações a uma rádio colombiana. “O presidente da República é quem nomeia ou remove ministros, ninguém mais pode fazê-lo. Nem o vice-presidente, Nicolás Maduro, poderia me nomear nem eu aceitaria uma nomeação que não fosse do presidente”, argumentou.

Hugo Chávez está internado desde o começo de dezembro em Cuba e devia assumir seu novo mandato em 10 de janeiro, mas os poderes Legislativo e Judiciário lhe deram tempo indefinido para que se recupere da quarta cirurgia que fez para combater um câncer.

 

G1