BESSA GRILL
Início » Nacionais » Símbolos da Jornada Mundial chegam ao Morro da Urca, no Rio

Símbolos da Jornada Mundial chegam ao Morro da Urca, no Rio

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora vão passar na Glória. Oração de Angelus será realizada no local por Dom Orani Tempesta.

18/07/2013 17:59

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora em celebração no Morro da Urca (Foto: Cristiane Cardoso/ G1)Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora em celebração no Morro da Urca (Foto: Cristiane Cardoso/ G1)

A Cruz Peregrina e o Ícone Nossa Senhora chegaram por volta de 10h desta quarta-feira (17) ao Pão de Açúcar, no Morro da Urca, Zona Sul do Rio. O Arcebispo Dom Orani Tempesta celebrou uma missa por volta de 10h30, que contou com a presença de cerca de  cem fiéis.

“Estamos próximos do local onde teria sido fundada a cidade São Sebastião doRio de Janeiro, onde teria sido construída a capela de São Sebastião, aqui na Praia Vermelha. Eu creio que também é um retornar às fontes, ao início do Rio de Janeiro”, explicou Dom Orani.

Do Pão de Açúcar, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora seguirão para o Palácio São Joaquim, na Glória, também na Zona Sul, onde Dom Orani celebrou a oração de Angelus, por volta de 12h.

17/7 - Cruz peregrina chega ao Morro da Urca (Foto: Christophe Simon/AFP)Cruz peregrina chega ao Morro da Urca (Foto: Christophe Simon/AFP)

“Como sabem, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude depois de percorrer o Brasil e a América Latina, eles percorrem a Arquidiocese do Rio. Tanto hospitais como abrigos para crianças e adolescentes, também igrejas, praças e avenidas, além de alguns cartões postais. Creio que a vinda dos símbolos da Jornada aqui ao Pão de Açúcar é um jeito de dizer às pessoas ‘vejam como se vê tanta coisa bonita, aqui’. E que cada um tenha que ver coisas que possam abrir o coração para o transcendente”, completou Dom Orani.

Ainda de acordo com o arcebispo, os símbolos vão continuar a percorrer a cidade até segunda-feira (22), quando o Papa Francisco chega ao Rio. “Eles passam a permanecer nas centrais e no dia 28 serão entregues à próxima cidade e país, que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude”, afirmou.

Conforme informou Dom Orani, o trajeto que o papamóvel vai percorrer ainda não está definido. “Várias propostas com relação ao papamóvel está sendo fechado entre as autoridades da Polícia Federal e a secretaria de grandes eventos. Está tudo pronto, mas vamos resolvendo as questões que vão aparecendo” concluiu.

Bondinho em horário especial
Segundo a assessoria do local, o bondinho recebe cerca de sete mil pessoas por dia na alta temporada, de 8h às 22h. No entanto, devido ao grande número de turistas na cidade do Rio de Janeiro por conta da Jornada Mundial da Juventude, eles acreditam que esse número possa chegar a oito mil por dia.

Ainda segundo o Pão de Açúcar, o bondinho contará com horário especial durante a JMJ, no entanto, esse horário será definido, uma vez identificada a demanda dos visitantes. A venda de ingressos programada só acontecerá através da internet, contudo, a partir desta quarta, a bilheteria funciona para vendas diárias.

G1