BESSA GRILL
Início » Nacionais » Mourão diz que tempo de serviço de militares deve aumentar

Mourão diz que tempo de serviço de militares deve aumentar

23/01/2019 18:13

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (21), em entrevista à Rádio Gaúcha, a provável mudança no tempo de serviço para que os militares passem da ativa para a reserva.

Um militar das Forças Armadas atualmente pode passar para a reserva e começar a ganhar aposentadoria após 30 anos de serviço. Logo após, recebe salário integral sendo o mesmo do último pagamento da época em que ainda estavam na ativa.

Mourão, que é general da reserva, deu a declaração ao ser questionado se a reforma da Previdência, a ser proposta pelo governo, incluiria os militares. Representantes das Forças, como o comandante do Exército, já se manifestaram contra mudanças nas regras para aposentadoria da categoria.

“Tempo de permanência no serviço ativo é um dos pontos que estão sendo discutidos e que serão apresentados pelo grupo militar como uma forma de mitigar esse gasto que a União e, principalmente, os estados têm com as suas Forças Armadas e as forças policiais”, disse Mourão.

Durante esta semana, ele é o presidente da República em exercício, durante viagem de Bolsonaro para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O governo estuda aumentar o tempo de serviço dos militares de 30 para 35 anos, com regras de transição.

Mourão afirma não há resistência de militares sobre aumento na quantidade de anos na ativa: “Não há resistência a essa questão do tempo de serviço. Não tem resistência nenhuma nisso aí”, disse.

Vice-presidente Hamilton Mourão. — Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil