BESSA GRILL
Início » Maçonaria » Ordem Demolay : Instalação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho Nº884

Ordem Demolay : Instalação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho Nº884

5/04/2015 19:07

A Loja Comendador Arthur Lundgren N° 37, Oriente de Rio Tinto-PB, realizou no dia 30 de março de 2015, uma Sessão Pública e Explicativa sobre a Ordem DeMolay, para tratar especificamente da fundação do Capítulo “Defensores do Rio Vermelho”.

Autoridades Maçônicas e da Ordem DeMolay

Autoridades Maçônicas e da Ordem DeMolay

A reunião trouxe maiores explicações aos pretensos iniciáticos e sobrinhos que desejam ingressar por meio de filiação ao Capítulo da Ordem DeMolay Defensores do Rio Vermelho N° 884, Oriente de Rio Tinto-PB, e na reunião além dos jovens que pretendem iniciar na Ordem DeMolay, seus familiares participaram da reunião para compreender como é o funcionamento da associação.

Irmãos Maçons, DeMolays, e convidados no Templo Maçônico

Irmãos Maçons, DeMolays, e convidados no Templo Maçônico

Na sessão além das autoridades maçônicas da Grande Loja do Estado da Paraíba e da Loja Comendador Arthur Lundgren, tivemos a honra de contar com a presença dos Irmãos Maçons que fazem parte do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay. E vários membros da Ordem DeMolay dos Capítulos “Deus, Pátria e Família” de João Pessoa e “Filhos do Imperador” de Mamanguape-PB

Nesta sessão pública o Irmão Ivan Lucena pediu a palavra para tecer explicações a Ordem DeMolay no mundo, no Brasil e na Paraíba. Falou da importância da fundação e instalação do Capítulo Demolay na cidade de Rio Tinto e de sua relevância em todos os aspectos para a sociedade. Em segui pediu aos membros da Ordem DeMolay Ícaro Nóbrega e Tawã Teixeira para apresentarem aos convidados e pretensos iniciáticos o funcionamento da Ordem DeMolay.

Ao centro os jovens Ícaro Nóbrega e Tawã Teixeira - Representando a Ordem DeMolay

Ao centro os jovens Ícaro Nóbrega e Tawã Teixeira – Representando a Ordem DeMolay

Após as explanações dos dois jovens sobre a Ordem DeMolay, os Irmãos Maçons Carlos Crespo, Duílio Levir e José Brito pediram a palavra para continuar a explicar os procedimentos que os jovens iniciados na Ordem DeMolay precisam apresentar perante a sociedade e as suas responsabilidades com a família, escola e pátria. E comentaram a questão religiosa e a sua relação com a Ordem DeMolay.Para representar a Loja Comendador Arthur Lundgren, o Irmão Maçom Cristofersom Allisson pediu a palavra para falar de suas experiências como DeMolay.

Irmão Maçom - Cristofersom Allisson

Irmão Maçom – Cristofersom Allisson

Cristofersom foi primeiro jovem de rio Tinto a se tornar membro da Ordem DeMolay, e precisava se deslocar para João Pessoa para participar das reuniões, fez parte da ordem durante dez anos e sempre sonhou com a fundação de um capítulo em Rio Tinto. Agora como membro do Conselho Consultivo do Capítulo “Defensores do Rio Vermelho” volta a Ordem DeMolay para contribuir com os trabalhos.

É importante dizer que o nome “Defensores do Rio Vermelho” foi uma propositura do próprio Irmão Maçom Cristofersom que foi aprovado em assembleia pela maioria dos Irmãos maçons que fazem parte do quadro da Loja Comendador Arthur Lundgren.

A palavra foi facultada aos convidados que não quiseram se pronunciar e depois do exposta e visto numa brilhante assembleia a autoridade maçônica de Rio Tinto, o Venerável Mestre – Carlos Antônio Soares fez seu pronunciamento diante do que já havia sido apresentado.

Irmão Maçom - Carlos Soares Venerável Mestre da Loja Comendador Arthur Lundgren

Irmão Maçom – Carlos Soares
Venerável Mestre da Loja Comendador Arthur Lundgren

O Irmão Carlos Soares trouxe as explicações sobre a instalação do Capítulo Defensores do rio Vermelho, que vai ocorrer no dia 19 de abril de 2015, à partir das 07:00, nas instalações da Loja Comendador Arthur Lundgren, Oriente de Rio Tinto-PB. Ele também esclareceu como são as vestes dos membros da Ordem DeMolay, bem como as taxas que os membros precisam pagar para participarem dos trabalhos da ordem.

7

Irmãos, DeMolays e Convidados no Pavilhão Maçônico

Em conclusão convidou todos os presentes a participarem de um coquetel oferecido no pavilhão maçônico, num momento de descontração e envolvimento dos que pretendem iniciar no Capítulo Defensores do Rio Vermelho.

Programação para a Instalação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho N° 884 – Rio Tinto/PB

18/04/2015 – Sábado
Chegada da Comitiva do GRANDE MESTRE ESTADUAL
19/04/2015 – Domingo
07:00 – Lanche
08:00 – Cerimônia de Iniciação dos forasteiros
09:00 – Cerimônia de Elevação dos recém iniciados
11:30 – Almoço
13:30 – Cerimônias Públicas (para os presentes, familiares, amigos e convidados)
Instalação dos Oficiais do Capítulo Defensores do Rio Vermelho N° 884
Posse do Conselho Consultivo
Cerimônia da Luz
Cerimônia das Flores
Cerimônia do Abraço
Discursos com a palavra dirigida
17:00 – Loja Comendador Arthur Lundgren (Patrocinadora do Capítulo)

Gildemberg Severino
Grande Mestre Estadual
Ordem DeMolay-PB