BESSA GRILL
Início » Maçonaria » Maçonaria e Igreja Evangélica

Maçonaria e Igreja Evangélica

17/08/2019 14:56

 

Maçonaria e Igreja Evangélica

O Movimento Evangélico Brasileiro não teria começado se não fosse a ajuda de Maçons. Tudo começou com a chegada o Pastor Richard Ratcliff, Maçom, norte americano, que fundou em Santa Bárbara d’Oeste (SP), em 10,09.1871, a Primeira Igreja Barista em solo Brasileiro.
.
Três anos depois, em 1874, Pr. Richard, com pelo menos mais 8 batistas, fundaram a Loja Maçônica George Washington. Desses oito batistas, pelo menos cinco foram fundadores da Primeira Igreja Batista, dentre eles, o Pr. Robert Poter Thomas, que foi interino por diversas vezes tanto na Primeira Igreja quando na Igreja da Estação (a 2ª Igreja Batista no Brasil, fundada em 02.11.1879, pelo Pr. Elias Quillin, também Maçom). O primeiro Pastor Batista brasileiro Maçom foi Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado por Pr. Thomas.
.
O mais interessante é que, em 12.07.1880, a pedido da Igreja da Estação, foi formado um concílio reunindo as duas igrejas, tendo como moderador o Pr. Thomas. O evento foi realizado dentro do Salão da Loja Maçônica, conforme ata escrita e enviada aos EUA.
.
Em 1921, Salomão Luiz Ginsburg, Missionário da Junta de Missões Estrangeiras de Richmond, publicou sua autobiografia, relatando ser Maçom.
.
Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingrem (fundadores da Assembleia de Deus) também receberam ajuda da Maçonaria para seu pontapé inicial no Brasil.
.
Para saber mais do assunto, indicamos o livro “Centelha em Restolho Seco: uma Contribuição Para A História Dos Primórdios”, de Betty Antunes de Oliveira.

Autor: desconhecido