BESSA GRILL
Início » Destaque » 21 de abril – Dia de Tiradentes

21 de abril – Dia de Tiradentes

21/04/2016 14:57

TIRADENTES 2

21 de abril – Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento de luta dos brasileiros pela independência e contra um governo que tratava sua colônia com autoritarismo, ganância e falta de respeito.

TIRADENTES 3

Nesse movimento, chegou-se a definir uma nova bandeira para o Brasil composta de um triângulo vermelho, com a inscrição em latim LIBERTAS QUAE SERA TAMEN, que significa LIBERDADE AINDA QUE TARDIA, e que depois foi adotada como a bandeira do Estado de Minas Gerais.
Tiradentes era um excelente comunicador e orador. A sua capacidade de organizar e gerir o fez líder desse Movimento.

TIRADENTES 4

Após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, Tiradentes foi condenado à forca e executado em
21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

Rendemos homenagem a esse herói nacional que lutou pela independência do Brasil, e que nos faz refletir sobre a atual situação do Brasil onde ainda existe falta de respeito, ganância, autoritarismo e a falta de liberdade de ir e vir, com tanta violência que assola o nosso país.

O Brasil precisa de heróis como Tiradentes para voltarmos a ser uma nação de credibilidade e respeito.
NOTA: Tiradentes era maçom e há comentários de que ele foi salvo da forca pela Maçonaria e outra pessoa muito parecida com ele foi enforcado em seu lugar.

Ir.’. HÉLIO LUÍS DE FRANÇA
Jornalista Reg.: nº 3.536 – DRT/PB
Editor da Coluna Maçonaria
www.hfnoticias.com.br