BESSA GRILL
Início » Esportes » Treinador brasileiro Joel Carlos Gustavo morre aos 49 anos na Costa do Marfim Das agências internacionais

Treinador brasileiro Joel Carlos Gustavo morre aos 49 anos na Costa do Marfim Das agências internacionais

11/07/2012 09:23

O treinador Joel Carlos Gustavo, brasileiro radicado na Costa do Marfim, faleceu aos 49 anos de idade em Abidjan. Ex-jogador de futebol, ele era técnico de nome no país africano, e morreu em um hospital da capital marfinense na noite desta segunda-feira em decorrência de uma parada cardíaca, de acordo com a imprensa marfinense.

Joel, que passou pelo Vasco da Gama quando atleta, era natural do Rio de Janeiro e chegou à Costa do Marfim em 1994 após uma passagem por Burkina Faso. No início de sua trajetória no país como treinador, ele comandou o AS Oumé, da primeira divisão marfinense, na disputa do Campeonato nacional, por onde teve uma rápida passagem.

Em seguida, Carlos Gustavo – como ficou conhecido em terras marfinenses – se juntou ao francês Jean-Marc Guillou e ambos fundaram a academia Mimosifcom, de formação de jogadores do clube ASEC Mimosas desde as categorias de base – tida como a mais famosa escolinha do país.

Pelas mãos de Joel Carlos passaram nomes hoje bastante conhecidos no futebol mundial e da seleção marfinense, como os irmãos Kolo e Yaya Touré, ambos atuais campeões ingleses pelo Manchester City; Salomon Kalou, que acaba de se desligar do Chelsea; Didier Zokora, hoje no Trabzonspor-TUR; Gervinho, atleta do Arsenal, cujo nome é Gervais Yao Kouassi, e teve o apelido dado pelo técnico brasileiro; Romaric, de nome de batismo Christian Koffi NDri; e Aruna Dindane, ex-atacante do elenco nacional.

 

 

Das agências internacionais
Abidjan (Costa do Marfim)