BESSA GRILL
Início » Esportes » Time da segundona francesa contrata mulher portuguesa como técnica

Time da segundona francesa contrata mulher portuguesa como técnica

7/05/2014 17:24

helenacosta-getO Clermont Foot, da segunda divisão francesa, será comandado por uma mulher na próxima temporada. O clube anunciou nesta quarta-feira a contratação da técnica portuguesa Helena Costa, que vai se tornar a primeira treinadora feminina a comandar uma equipe no futebol profissional da França – ela assume na próxima temporada.

Helena, de 36 anos, já trabalhou como técnica da seleção feminina do Irã, assim como nas divisões de base do Benfica. Antes dela, quem chegou mais perto foi a italiana Carolina Morace, que comandou o Viterbo, da terceira divisão italiana, em 1999, mas deixou o cargo após dois jogos por causa da pressão na função.

– Esta contratação vai permitir ao Clermont entrar em uma nova era, com base em um grupo de 17 jogadores sob contratos e a adição de jovens jogadores do clube – publicou o clube, em comunicado no seu site.

A notícia do anúncio de Helena foi recebida com curiosidade pelos jogadores do Clermont. Um deles, o defensor Lippini, admitiu que está ansioso para trabalhar com uma mulher.

– Não posso esperar para voltar na próxima temporada e fazer parte disso. Estou realmente curioso. Será uma experiência única ser o primeiro time profissional a ser treinado por uma mulher na França. É bom, vai atrair atenção – disse Lippini ao jornal francês “L’Equipe”.

Ministra das Mulheres da França, Najat Belkacem elogiou a ideia do Clermont em um comunicado oficial.

– Parabéns, Clermont Foot, por entender que dar lugar às mulheres é o futuro do futebol profissional – afirmou Belkacem.