BESSA GRILL
Início » Esportes » Técnico do João Pessoa Futsal diz que título coroou bom planejamento

Técnico do João Pessoa Futsal diz que título coroou bom planejamento

Com passagens pela Europa, Paulo Mendonça se diz realizado com o título do Paraibano e pede ainda mais profissionalismo para o futsal local

25/09/2012 22:14

Paulo Mendonça, treinador do JP Futsal, tem um
currículo vitorioso Paraíba afora (Foto: Divulgação)

Com a experiência de quem já ‘rodou’ o mundo, incluindo passagens por França, Itália e Grécia, o experiente treinador Paulo Mendonça agora pode dizer que é campeão paraibano da categoria adulto. Mais uma lacuna de um vitorioso currículo preenchida. Ele foi o comandante da brilhante campanha do João Pessoa Futsal, que conquistou o título mais importante do estado justamente no ano de sua estreia em competições oficiais.

A trajetória foi irretocável. E digna de reconhecimento de todos que acompanharam de perto os feitos do mais novo clube pessoense. Em 19 jogos realizados, foram 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Não parou por aí. O tricolor teve o melhor ataque e a defesa menos vazada. Fez 81 gols e sofreu apenas 26.

Nosso cenário é esperançoso. Somos fortes na base, mas ainda precisamos melhorar o profissionalismo no adulto, apesar de contarmos com muitos times de qualidade. Acredito que o João Pessoa Futsal foi o pontapé inicial para vivermos novos tempos aqui. Tenho certeza que teremos um certame ainda mais disputado em 2013″
Paulo Mendonça,
treinador do JP Futsal

Isso tudo sem nenhuma fórmula especial. Muito menos algum segredo. Segundo Paulinho, os números são reflexo de um planejamento adequado e, principalmente, um trabalho bem realizado.

– A sensação é de dever cumprido. Sabia o quanto este título era importante para a sequência do projeto. E trabalhamos bastante para isso. Sem contar em alguns aspectos que foram essenciais para alcançarmos nosso objetivo. Entre eles, organização dentro e fora da quadra, planejamento, uma boa diretoria, uma comissão técnica qualificada e, acima de tudo, um grupo de jogadores extremamente comprometidos. Onde eu estiver, sempre falarei bem e serei agradecido a esses caras. Aprendi muito com cada um deles.

Ao aceitar o desafio de assumir o João Pessoa Futsal, Paulo Mendonça deixou de lado algumas propostas interessantes. Mas garante que não está arrependido. Pelo contrário. Ele se diz realizado e disposto a seguir à frente do JP. A não ser que o projeto não tenha continuidade na próxima temporada. Ou que alguma equipe que dispute a Liga Futsal apareça em seu caminho – além de ter atuado na Europa, Paulinho comandou também o Glória, de Sergipe, e o Viçosa, do Ceará.

Paulo  Mendonça, treinador do JP Futsal (Foto: Divulgação)Paulo Mendonça fez questão de agradecer o trabalho realizado pela comissão técnica (Foto: Divulgação)

– Fiquei muito feliz em ter voltado para o meu Estado. Ainda mais desta forma, conquistando o Paraibano, e com boas perspectivas de evolução. Confesso que é sempre gratificante poder contribuir para o crescimento da modalidade na nossa casa. E é justamente isso que eu quero continuar fazendo, embora o sonho de chegar a uma Liga Futsal ainda permaneça vivo em mim. Nosso cenário é esperançoso. Somos fortes na base, mas ainda precisamos melhorar o profissionalismo no adulto, apesar de contarmos com muitos times de qualidade. Acredito que o João Pessoa Futsal foi o pontapé inicial para vivermos novos tempos aqui. Tenho certeza que teremos um certame ainda mais disputado em 2013.

Diferencial

Paulo  Mendonça, treinador do JP Futsal (Foto: Divulgação)Treinador ressaltou união do elenco e diz que isso
foi fundamental para o título (Foto: Divulgação)

Escolhido a dedos pelo próprio técnico, o elenco do João Pessoa Futsal fez a diferença. Durante toda a competição, especialmente na fase final. Na maioria das partidas decisivas, jogadores considerados teoricamente reservas saíram do banco para marcar gols importantes. Um prêmio para quem sempre acreditou no grupo montado, inclusive quando alguns passaram por momentos complicados.

– Conseguimos montar um elenco equilibrado, que mesclou experiência e juventude. Só que o diferencial, na verdade, foi que consegui fazer todos se sentirem úteis, cada um da sua maneira, com as suas respectivas características.

A relação de confiança que se estabeleceu entre os atletas e a comissão técnica acabou sendo considerada fundamental para a conquista do título. E para que o treinador jamais colocasse em dúvida o futuro da equipe na competição. Até mesmo depois da derrota por 4 a 3 para o então atual campeão Catolé do Rocha, no primeiro confronto da semifinal.

– Quando perdemos para Catolé, realmente ficamos pressionados. Mas uma equipe bem treinada, que trabalha duro diariamente, não pensa em eliminação. Desta vez, não foi diferente. Nunca achei que cairíamos.

João Pessoa Futsal, campeão paraibano 2012 (Foto: Divulgação)João Pessoa Futsal fez um campanha arrasadora no Campeonato Paraibano deste ano (Foto: Divulgação)

G1 Pb