BESSA GRILL
Início » Esportes » Sousa discorda de Paraibano regional em 2016, mas quer divisão em grupos

Sousa discorda de Paraibano regional em 2016, mas quer divisão em grupos

1/11/2015 01:40

aldeone_sousaO presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, já tem pronta uma proposta para a disputa do Campeonato Paraibano de 2016. Na fórmula apresentada pelo dirigente, e que será levada para próxima reunião do Conselho Arbitral, os dez clubes seriam divididos em dois grupos, mas sem a regionalização.

Assim, o sorteio seria dirigido, com Treze e Campinense em chaves distintas, assim como Botafogo-PB e Auto Esporte, Sousa e Esporte, Atlético x Paraíba e CSP e Santa Cruz. Na primeira fase, se classificam os três primeiros de cada grupo, em seguida fazendo um Hexagonal. O Botafogo também apresentou uma proposta com dois grupos, só que regionalizados. Alguns clubes, no entanto, já deram sinal pela manutenção do mesmo sistema de disputa do ano passado.

– Nós apresentados esta proposta aos demais dirigentes na reunião da última quarta-feira, na Federação Paraibana de Futebol, quando ficou já definido o início do campeonato. E todos receberam de bom agrado a nossa fórmula de disputa. Essa fórmula é prática, e não trará prejuízo financeiro para os clubes – disse Aldeone.

Confiram a fórmula do Sousa para o Estadual:

Primeira fase
CLUBES
DUPLAS:
D1 – BOTAFOGO / AUTO ESPORTE
D2 – CSP / SANTA CRUZ
D3 – CAMPINENSE / TREZE
D4 – SOUSA / ATLÉTICO
D5 – ESPORTE / PARAÍBA

Através de sorteio, criam-se 2 grupos (A e B), sendo que cada clube do grupo A enfrenta em jogos de ida e volta os 5 clubes do grupo B e vice-versa. Isso possibilita os clássicos e equilíbrio ao campeonato. A soma de pontos é incorrida em cada grupo a que pertencem os clubes. Assim, a 1ª fase requer 10 datas (5 de ida e 5 de volta) e classificam-se 3 clubes de cada grupo. (Obviamente os 3 primeiros)

Segunda fase
A 2ª fase constitui-se de jogos de mata-mata, assim se delimitando os confrontos:
Confronto 1: 1º GRUPO A X 3º GRUPO B (ida e volta)
Confronto 2: 2º GRUPO A X 2º GRUPO B (ida e volta)
Confronto 3: 1º GRUPO B X 3º GRUPO A (ida e volta)

Torneio da morte (terceira fase)
Os dois últimos clubes de cada grupo formarão o quadrangular da morte, se enfrentando todos entre si em partidas de ida e volta, caindo para a segunda divisão 2017 os dois últimos colocados. A 3ª fase do campeonato será disputada da seguinte forma:

Confronto 4: VENCEDOR CONF. 1 X VENCEDOR CONF. 2
Confronto 5:VENCEDOR CONF.3 X MELHOR CAMPANHA DOS 3 CLUBES
FINAL: VENCEDOR CONF. 4 X VENCEDOR CONF. 5
DESCLASSIFICADOS (índice técnico – contabilizando todos os jogos da 1ª e 2ª fases – somatório de pontos ).

www.reporteriedoferreira.com G1