BESSA GRILL
Início » Destaque » Seleção de Nado Sincronizado escolhe Vila Olímpica para treinar

Seleção de Nado Sincronizado escolhe Vila Olímpica para treinar

5/08/2014 00:06

 

Y5YEF8-1A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado solicitou as novas estruturas da Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo DEDE) para um longo período de treinamento em 2015. O centro esportivo paraibano vai ser o espaço onde a equipe brasileira deve se preparar para as Olimpíadas de 2016. A informação foi anunciada na manhã dessa segunda-feira (4), durante visita do Governador Ricardo Coutinho as obras do complexo esportivo, em João Pessoa.

O pedido foi encaminhado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que solicitou o uso do novo parque aquático e da sala de ginástica. O espaço deve ser utilizado entre os meses de maio e setembro de 2015. A delegação brasileira é formada por mais de 30 pessoas, entre atletas, técnicos, coreógrafos e dirigentes. “Essa solicitação é um dos primeiros reflexos dos investimentos do Governo do Estado nos equipamentos esportivos. A piscina de nado sincronizado da Vila Olímpica Ronaldo Marinho vai ser referência em toda América Latina. O Dede vai ser tornar um grande centro de treinamento profissional, à altura dos filhos da Paraíba, particularmente aqueles que se destacam nos esportes olímpicos”, destacou o governador Ricardo Coutinho.

Mais de R$ 30 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no centro desportivo. As novas instalações seguem os padrões internacionais para atender 25 modalidades. O complexo de alto rendimento terá três piscinas, salão de dança, setor administrativo, gradil de muro, vestiário, novas arquibancadas, nova cobertura do ginásio, mini campo com vestiários e novo gramado padrão FIFA.

“As novas instalações da Vila Olímpica Ronaldo Marinho recolocam a Paraíba no cenário esportivo nacional e o nosso parque aquático passa a ser o mais completo do país, principalmente para o nado sincronizado e para os saltos ornamentais. Além da importância para o esporte, esses fatores também irão trazer uma série de outros destaques para o estado, pois ele acaba gerando mídia espontânea, estimulando o turismo esportivo e alavancando o nível dos nossos atletas e competições”, ressaltou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Tibério Limeira.

De acordo com o diretor da Vila Olímpica, Antônio Meira, as obras estão avançadas e algumas áreas já foram concluídas, a exemplo da parte administrativa, do campo e de duas piscinas. O espaço destinado aos saltos ornamentais está ganhando mais um trampolim e uma nova plataforma de um metro, para atletas iniciantes. “A pista de atletismo, a quadra coberta e outro ginásio são os espaços que ainda devem precisar de um pouco mais de tempo, mas que dentro dos próximos dias também deverão estar entrando na fase de conclusão”, finalizou o responsável pela administração da Vila Olímpica.

Também participaram da visita o secretário de Estado da Comunicação, Luís Torres, o secretário de Recursos Hídricos e Superintendente da Suplan, João Azevedo, além do diretor de obras do DER, Hélio Cunha Lima, e da diretora técnica da Suplan, Simone Guimarães.