BESSA GRILL
Início » Esportes » LIGA DOS CAMPEÕES: “Time do século”, Barça supera Juventus e leva 5ª Champions

LIGA DOS CAMPEÕES: “Time do século”, Barça supera Juventus e leva 5ª Champions

9/06/2015 00:02

ESSAHouve momentos de tensão, especialmente no segundo tempo, mas o Barcelona fez valer seu favoritismo e mostrou superioridade durante a maior parte do confronto deste sábado para vencer a Juventus por 3 a 1 e levantar seu quinto troféu daLiga dos Campeões no Estádio Olímpico de Berlim – confirmando seu status como equipe europeia mais dominante deste século, tendo vencido quatro das últimas dez edições do torneio. O time italiano foi valente, não desistiu em nenhum momento e chegou a crescer na partida com o gol de empate de Morata. Mas Rakitic, Suárez e Neymar colocaram na rede as bolas que deram a taça aos espanhóis. Veja como foi a final em detalhes.
suarezvibram01Foto: Michael Probst / AP
Com o triunfo do time de Luis Enrique – que já em sua primeira temporada no comando do Barcelona, venceu a Tríplice Coroa comCampeonato Espanhol , Copa do Rei e Liga dos Campeões -, o time catalão igualou Bayern de Munique e Liverpool com cinco taças. Além de 2015, o Barça faturou os títulos de 1992, 2006, 2009 e 2011. E em quatro dessas cinco conquistas, Messi, Xavi e Iniesta estavam presentes. Já a Juve segue “apenas” com dois títulos (1984 e 1996).

Neymar comemora com Rakitic; participação do brasileiro no 1º gol do BarcelonaFoto: Luca Bruno / AP
No duelo deste sábado, a superioridade do time espanhol foi evidente desde o começo, com Rakitic abrindo o placar logo aos 3min após bela jogada entre Neymar e Iniesta. Pressionando e dominando, o Barça mal deixou a Juventus jogar na primeira etapa. Buffon teve que fazer defesas espetaculares para evitar gols de Dani Alves e Suárez, enquanto do outro lado, os italianos só assustaram em chutes de fora da área que mal incomodaram Ter Stegen.

02Rakitic e Neymar também foram às redes pelo Barcelona
Foto: Luca Bruno / AP
O Barça ainda reclamou de um pênalti no primeiro tempo quando Neymar cruzou e a bola bateu na mão de Lichtsteiner, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Na segunda etapa, foi a vez da Juve protestar após Pogba cair em disputa na entrada da área. Nervoso e sem conseguir chegar à frente, o time italiano começava a apelar para as faltas e ver o título escapar. Messi quase ampliou a vantagem após tabelar com Neymar e Suárez e bater para fora com perigo.

Morata completa para o gol e empata para a Juventus
2moratagol2michaels03Foto: Michael Sohn / AP
Mas justo quando a Juventus parecia perdida no jogo, veio o gol de empate. Tevez recebeu na área, girou e bateu; Ter Stegen fez milagre para defender, mas Morata aproveitou no rebote. Os italianos cresceram no jogo, adiantaram a marcação e começaram a botar o Barça em apuros, com Tevez perdendo grande chance de virar a partida. E como essa chance fez falta! Minutos depois, Suárez marcou o segundo gol azul-grená, também aproveitando um rebote após finalização de Messi e defesaça de Buffon.
===04Messi não fez gol, mas chutou para Suárez marcar no rebote
Foto: Frank Augstein / AP
O segundo gol do Barça esfriou o ímpeto da Juve. Neymar chegou a fazer o terceiro de cabeça, mas o lance foi anulado em uma decisão polêmica, já que a bola bateu na mão do brasileiro antes de entrar. Mesmo sem o gol que tranquilizaria o jogo, os espanhóis conseguiram segurar a vantagem até o final. Os italianos se lançaram à frente na base da raça nos minutos finais, mas não foi suficiente. No último lance, Neymar conseguiu fazer seu gol e fechou a conta em contra-ataque: Barça pentacampeão da Europa e garantido no Mundial de Clubes de 2015.

A CBF CG2FB9rW0AE-8yHaproveitou para parabenizar Neymar, que agora se junta ao grupo da Seleção Brasileira para disputar a Copa América:

 

 

 
Os gols do jogo

3min do primeiro tempo – Barcelona 1 x 0 Juventus
Neymar recebeu na esquerda e enfiou grande passe na área para Iniesta, que tocou para o meio. Rakitic apareceu para completar para as redes.

9min do segundo tempo – Barcelona 1 x 1 Juventus
Lichtsteiner recebeu lindo passe de calcanhar de Marchisio e cruzou rasteiro para Tevez, que girou e bateu. Ter Stegen fez grande defesa, mas Morata conferiu no rebote.

23min do segundo tempo – Barcelona 2 x 1 Juventus
Messi arrancou com a bola dominada, puxou para a esquerda e bateu cruzado. Buffon conseguiu espalmar, mas Suárez chegou antes no rebote e estufou a rede.

51min do segundo tempo – Barcelona 3 x 1 Juventus
Neymar arrancou em contra-ataque, tabelou com Pedro na entrada da área e chutou forte de pé esquerdo para fechar o placar.

FICHA DA PARTIDA
JFC
BAR
Gianluigi Buffon
Stephan Lichtsteiner
Patrice Evra
Kingsley Coman
Andrea Pirlo
Andrea Barzagli
Leonardo Bonucci
Claudio Marchisio
Arturo Vidal
Roberto Pereyra
Carlos Tevez
Alvaro Morata
Fernando Llorente
Paul Pogba
Marc-Andre ter Stegen
Daniel Alves da Silva
Jordi Alba
Sergio Busquets
Gerard Pique
Javier Mascherano
Ivan Rakitic
Jeremy Mathieu
Andres Iniesta
Xavi Hernandez
Luis Suarez
Pedro Rodriguez Ledesma
Lionel Messi
Neymar da Silva Santos Junior
Reservas
Fernando Llorente
Roberto Pereyra
Simone Padoin
Marco Storari
Angelo Ogbonna
Kingsley Coman
Stefano Sturaro
Rafael Alcantara do Nascimento
Pedro Rodriguez Ledesma
Marc Bartra
Adriano Correia
Xavi Hernandez
Claudio Bravo
Jeremy Mathieu
Técnicos
Massimiliano Allegri
Luis Enrique
Capitão
Goleiro
Cartões amarelos
Cartões vermelhos
Gols
Gols contra
Saiu
Entrou
Arbitragem
ÁrbitroCüneyt Çakir
Local
Olympiastadion

www.reporteriedoferreira.com    Terra