BESSA GRILL
Início » Destaque » Copa dos Campeões: Brasil conquista tetra ao vencer Itália no Japão.

Copa dos Campeões: Brasil conquista tetra ao vencer Itália no Japão.

Com 21 pontos, Lucão foi escolhido como melhor jogador da final

24/11/2013 10:49

Após marcar 25/22 nos dois primeiros sets do duelo contra a Itália pelo título da Copa dos Campeões, o Brasil parecia caminhar para uma vitória tranquila, garantindo o tetracampeonato na competição disputada em Tóquio. Mas, depois do drama vivido diante da Rússia, no dia anterior, a equipe comandada por Bernardinho não conseguiu esconder o abatimento e permitiu que os rivais italianos encostassem no placar. Em um tie-break de tirar o fôlego, a seleção brasileira finalmente conteve a ansiedade, voltou a jogarcom agressividade e consolidou a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 25/22, 23/25, 20/25 e 15/11.

– Precisávamos muito desse título. Batemos na trave na Olimpíada, depois de novo na Liga Mundial desse ano, então era muito importante começar um ciclo olímpico com um título de peso como esse. Enfrentamos as melhores seleções do mundo e estamos muito felizes. Sinto que cada vez mais estou amadurecendo e o mais importante é que temos outros líderes em quadra. O Lucão também contagia o grupo, o Sidão tem esse papel e fico feliz por ver que os caras que estão chegando estão entendendo bem a filosofia de trabalho. Por isso tudo conseguimos conquistar esse título – comemorou Bruninho.

Mesmo diante da dramática virada da Rússia, o Brasil dependia apenas de qualquer vitória para assegurar o título, graças à liderança consistente na competição, com 10 pontos. Mas a Itália, que possuía oito, também entrou em quadra disposta a brigar pelo caneco do torneio, realizado desde 1993 e disputado em sistema de pontos corridos. Com o triunfo deste domingo, o Brasil foi a 12 pontos, enquanto a Itália chegou a nove.

Para desbancar os italianos, o Brasil contou com as atuações primordiais do oposto Wallace, maior pontuador da partida, com 28 pontos, e de Lucão, que marcou 21 e foi eleito como melhor jogador do confronto. Do lado adversário, o destaque ficou por conta do ponteiro Ivan Zaytsev, de origem russa, que anotou 27 pontos.

Após bater o Brasil, a Rússia venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0 (29/27, 25/22 e 25/19) e garantiu o segundo lugar na competição. A Copa dos Campeões termina neste domingo, com Irã x Japão, às 7h10m.

Gloesporte