BESSA GRILL
Início » Colunistas » Fifa confirma Copa no Catar com final em 18 de dezembro: Iêdo Júnior

Fifa confirma Copa no Catar com final em 18 de dezembro: Iêdo Júnior

20/03/2015 01:24

 

blattercatarlaurence-griffithstacafifagettyA Fifa colocou fim ao impasse sobre a Copa do Catar e confirmou, nesta quinta-feira, que o Mundial terá a final disputada no dia 18 de dezembro de 2022, ou seja, no outono do país asiático. A medida coloca fim à discussão sobre o período do torneio, que se seguisse o calendário tradicional seria realizado no verão catariano, marcado por altíssimas temperaturas.

O anúncio oficial ocorreu pelo Twitter nesta sexta-feira, em meio à reunião do Comitê Executivo da entidade em Zurique, na Suíça. Segundo o porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, a Copa irá durar a princípio 28 dias, quatro a menos que outras edições. Desta forma, o início seria no dia 21 de novembro. “A próxima etapa será de conversas, em especial relacionadas ao calendário internacional de partidas”, disse Gregorio.

Esta será a primeira vez na história que uma Copa do Mundo será realizada em um período não compreendido entre maio e julho. A quebra de paradigma, quando indicada em reunião da força-tarefa da Fifa em fevereiro, já provocou reações exasperadas de diferentes setores ligados ao futebol, como o Sindicato internacional de jogadores de futebol (FIFPro), clubes europeus e Uefa. Não deve ser diferente nesta quinta-feira.

A sugestão inicial da força-tarefa era de que a final ocorresse no dia 23 de dezembro, mas a reação negativa por conta da proximidade com o Natal fez a Fifa alterar a data. Mesmo assim, o período bagunçará o futebol mundial. Veja aqui cinco problemas que surgem de imediato.

O público também teve uma reação adversa neste primeiro momento. A maioria de comentários nas redes sociais era de, no mínimo, estranheza com as datas escolhidas.

www.reporteriedoferreira.com Terra