BESSA GRILL
Início » Destaque » Contagem regressiva: faltam exatamente dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Contagem regressiva: faltam exatamente dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016

6/08/2014 00:20
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, aponta: a partir desta terça-feira, faltam exatamente dois anos (730 dias) para o início de mais uma edição da maior competição esportiva do planeta – e a primeira no Brasil. Até o momento, a delegação brasileira tem aproximadamente 300 vagas garantidas. No entanto, a expectativa é de que 400 atletas do país tenham condições de participar do evento.- A dois anos dos Jogos, encerramos a fase exclusiva de planejamento e estamos agora na preparação operacional, quando as estruturas para as competições começam a ganhar forma e se aproximar mais da população – afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Organizador Local iniciaram nesta segunda-feira uma série de apresentações sobre o evento, que pela primeira vez em sua história será disputada em solo sul-americano. Em uma das ações realizadas, o prefeito do Rio Eduardo Paes pediu o fim das comparações entre Londres, sede anterior, e o Rio de Janeiro, próxima cidade a receber os Jogos.

Veja mais: Com nova atualização, orçamento dos Jogos passa de R$ 5,6 para 6,5 bilhões

Na avaliação do prefeito, a competição vai gerar transformações de estrutura e muitas outras melhorias para o Rio de Janeiro. Paes também destacou que 55% das instalações olímpicas estão prontas e só vão precisar de algumas adaptações.

– Nosso esforço permanente é mostrar que nós temos capacidade de organizar um evento desta dimensão. Ainda vamos precisar adequar algumas instalações, mas elas estão prontas. No Engenhão, que em novembro ou dezembro fica pronto, vamos precisar colocar 15 mil cadeiras. Estava preocupado com o Complexo Esportivo de Deodoro, já que as obras não tinham começado. Mas Deodoro tem 60% das instalações permanentes já existentes. São obras relativamente simples em comparação à Vila dos Atletas ou ao Parque Olímpico – disse o prefeito.

Veja mais: Vela e judô prometem disputa por topo no quadro de medalhas do Brasil em 2016

Entre os 45 eventos-teste, 33 serão para esportes olímpicos, seis exclusivamente para esportes paralímpicos e outros seis contendo tanto competições olímpicas quanto paralímpicas - Divulgação

Também nesta segunda-feira, o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, anunciou que a entidade vai mudar a sua marca. O Comitê Olímpico Brasileiro passará a ser chamado de Comitê Olímpico do Brasil. Marcus Vinícius explicou que a mudança de nome acontecerá de forma gradual até os Jogos de 2016.

Além disso, um calendário preliminar de eventos-teste foi apresentado. O Comitê Rio 2016 apontou as 45 competições preparatórias (incluindo competições paralímpicas) que serão realizadas nos próximos dois anos. A vela, no entanto, é a única modalidade testada em 2014.

– Os eventos-teste são uma parte vital da preparação para a organização dos Jogos, garantindo a oportunidade de colocar em prática todo o nosso planejamento. Eles também representam uma chance única de integrar a equipe do Comitê Organizador com as federações esportivas nacionais e internacionais e as equipes dos governos, que também terão um papel crucial na entrega dos Jogos – disse a gerente de eventos-teste do Rio 2016, Delphine Moulin.

Veja mais: COB projeta top 10, mas ignora modalidades que distribuem muitas medalhas

O nadador Thiago Pereira, que se sente privilegiado pela chance de nadar em Jogos Pan-Americanos e Olímpicos dentro de casa, segue realizando todos os esforços para tentar alcançar a sonhada medalha de ouro em 2016.

– Faltam menos de dois anos para a maior festa do esporte mundial. Que as atenções sejam direcionadas aos Jogos de 2016, com mais espaço na mídia, apoio e muita torcida. O que eu posso garantir é que estou me dedicando muito. Penso na medalha olímpica 24 horas por dia e tenho feito tudo que está ao meu alcance para que ela se torne uma realidade – avisou Thiago Pereira.

Veja mais: Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha em 2016

Nesta terça-feira será lançada a identidade visual dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o chamado “look”, a “roupa” da cidade para os jogos. Todas essas ações integram os compromissos do Comitê Organizador previstos no Dossiê de Candidatura até o marco dos dois anos.

Até o fim do ano, o Comitê Rio 2016 lançará os programas de voluntários e de ingressos, além do mascote dos Jogos Olímpicos. Ao todo, serão disputadas 28 modalidades na competição, duas a mais do que na edição anterior, em Londres. O evento está programado para ser disputado de 5 a 21 de agosto.

Veja mais: Medalha de Yane Marques está na conta para Brasil atingir top 10 dos Jogos

Por Ig