Após o anúncio da lesão do lateral direiro Daniel Alves , que tirará o jogador da Copa do Mundo , o técnico Tite terá uma dor de cabeça a mais para convocar a seleção brasileira para o mundial. Sem ter seu reserva definido, quatro jogadores disputam duas vagas para a disputa do torneio.

Daniel Alves sofreu lesão no joelho direito durante final da Copa da França, contra o Les Herbiers
Reprodução

Daniel Alves sofreu lesão no joelho direito durante final da Copa da França, contra o Les Herbiers

Fagner , do Corinthians, Danilo , do Manchester City, Rafinha , do Bayern de Munique, e Fabinho , do Monaco, estão na disputa por uma vaga na lista do técnico Tite. O anúncio oficial acontece na próxima segunda-feira, às 14 horas. Sem Daniel Alves , até a titularidade está em aberto.

Danilo

O lateral de 26 anos foi revelado pelo América-MG, mas ganhou projeção nacional após ser contratado pelo Santos e fazer duas boas temporadas. Depois de conquistar a Libertadores de 2011, se transferiu para o Porto, onde atuou por 141 partidas antes de ir para o Real Madrid. No entanto, não teve muito espaço no time espanhol, sendo reserva de Carvajal. Em 2017, foi para a Inglaterra por indicação de Pep Guardiola. No Manchester City, seu clube atual, disputou 37 partidas na temporada, mesmo sendo reserva de Kyle Walker.

A seu favor, Danilo pode atuar em múltiplas funções no setor defensivo. Apenas nesta temporada, Guardiola já o escalou em ambas as laterais, como zagueiro, volante e até na meia direita. Nesta campanha, já marcou três gols e deu duas assistências com a camisa dos Citizens.

Fabinho

Fabinho é o mais jovem entre os cotados para substituir Daniel Alves, com apenas 24 anos. Revelado pelo Fluminense, não chegou a atuar no futebol brasileiro e logo se transferiu para o Rio Ave. Em Portugal, também não entrou em campo e logo foi emprestado para o Real Madrid B. O lateral atuou em 30 partidas antes de ser promovido ao time principal. No clube espanhol, disputou apenas uma partida, e foi emprestado novamente para o Monaco, em 2013. Na França começou a ter tempo de jogo e logo ganhou a titularidade da equipe. Dois anos depois, o clube comprou seus direitos econômicos. Pelo seu time atual, já disputou 124 partidas e marcou 30 gols.

Dos jogadores desta lista, Fabinho é o que vale mais dinheiro no mercado. segundo o site Transfermarkt , o brasileiro está avaliado em R$ 172 milhões. No entanto, o atleta está sendo mais aproveitado como volante pelo clube francês. Em 2016, o jogador começou a sua transição da lateral direita para o meio de campo. Com o grande futebol apresentado, ele atuou praticamente apenas como volante nas duas últimas temporadas, mas demonstrou que ainda está adptado a antiga posição quando foi preciso. Na atual campanha, Fabinho disputou 44 partidas, marcando sete gols e dando cinco assistências.

Fagner

O jogador do Corinthians é o único desta lista que atua no futebol brasileiro. Revelado pelo clube paulista, Fagner foi comprado pelo PSV ainda muito jovem. Sem conseguir espaço no clube holandês, foi emprestado para o Vitória, mas também não teve muito tempo de jogo. Assim, o lateral começou a se destacar quando foi adquirido pelo Vasco da Gama. Com boas atuações no Rio de Janeiro, voltou para a Europa, onde atuou no Wolfsburg. O jogador ainda teve uma segunda passagem pelo cruzmaltino antes de retornar ao clube que o criou, em 2014. Somando as duas passagens que teve pelo Corinthians, o atleta tem 250 jogos pelo clube.

Com grande poder de marcação e apoiando bem no ataque, Fagner se tornou uma das peças chaves do Corinthians na conquista dos Campeonatos Brasileiros de 2015 e 2017. Assim, se tornou um dos principais nomes da posição no país. Desde que Tite assumiu o comando da seleção, o lateral tem ganhado espaço e pode ser um dos poucos jogadores que atuam no futebol brasileiro a serem convocados para a Copa do Mundo.

Rafinha

Dos jogadores desta lista, o lateral do Bayern de Munique é o que está no clube atual há mais tempo. Rafinha defende o clube alemão desde 2011, onde já conquistou o campeonato nacional em seis oportunidades. Revelado pelo Coritiba, saiu do Brasil em 2005, quando foi comprado pelo Schalke 04. Depois de cinco anos no time, passou uma temporada no Genoa antes de retornar à Alemanha, para a equipe que defende até hoje e disputou 238 partidas.

Com 32 anos, Rafinha é o jogador mais experiente entre os mais cotados para a vaga de Dani Alves. Além disso, é o que mais conquistou títulos importantes na carreira. Fora os campeonatos nacionais, levantou o troféu da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, em 2013. Na atual temporada, pelo Bayern de Munique, o lateral é o reserva imediato de Kimmich. Mesmo assim, disputou 38 partidas, marcando um gol e dando quatro assistências.

Daniel Alves se machucou e vai perder a Copa do Mundo
France Presse

Daniel Alves se machucou e vai perder a Copa do Mundo

O atleta de 35 anos de idade se lesionou na final da Copa da França, nesta última terça-feira, na partida entre PSG e Les Herbiers, na qual o clube de Paris venceu por 2 a 0. Em nota, a equipe de Dani Alves afirmou que os exames de imagem apontaram “uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com entorse póstero-externo”.

Sem Daniel Alves , o Brasil fará amistosos contra a Croácia e Áustria, nos dias 3 e 10 de junho respectivamente. A estreia da seleção brasileira no Mundial será em 17 de junho, diante da Suíça, em Rostov – o grupo no Mundial ainda tem Sérvia e Costa Rica.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig