BESSA GRILL
Início » Esportes » Cinco atletas da PB são convocados para a seleção de futebol americano

Cinco atletas da PB são convocados para a seleção de futebol americano

Equipe do Espectos está entre os times que mais tiveram jogadores lembrados. Lista definitiva só sai após período de treinos em São Paulo

14/04/2013 21:16

espectros-2

A Confederação Brasileira de Futebol Americano divulgou, na manhã deste domingo, a lista prévia com os convocados para a seleção brasileira da modalidade que irá se preparar para disputar o Campeonato Sulamericano de 2014. O João Pessoa Espectros, atual tri-campeão nordestino, teve cinco atletas convocados, que passarão agora por um período de treinamento em São Paulo.

Representarão o João Pessoa Espectros o quarterback Rodrigo Dantas, o jogador
de “linha-ofensiva” Rufo Neto, o cornerback Vitor Veloso, o linebacker Igor Nery e o defensive
end Marcos Hércules. Eles se juntam ao técnico principal do Espectros Brian Guzmán, que é,
desde o ano passado, assistente técnico da seleção e a mais 73 jogadores de todo o país. No
total, 23 times do Brasil cederam jogadores para o selecionado nacional. Além dos atletas que
atuam no país, também foram chamados nove jogadores que atuam em universidades, escolas
secundárias e times profissionais nos Estados Unidos.

Brian Guzman, técnico do Botafogo Espectros (Foto: Renata Vasconcelos)Brian Guzman comemorou bastante a convocação
dos paraibanos

Os jogadores do Espectros, que estão concentrados na cidade de Rio Tinto, realizando um período de treinamento, receberam a notícia da convocação com alegria, mas tiveram pouco tempo para comemorar.

– Todos estamos muito felizes com a convocação, mas só teremos tempo para comemorar quando voltarmos a João Pessoa, para não atrapalhar a preparação do time. – explicou Brian.

Entre os “novatos” na seleção – Igor Nery, Vitor Veloso e Marcos Hércules – Vitor é uma das esperanças da torcida paraibana para garantir a vaga após seu excelente desempenho nas seletivas que a Confederação Brasileira organizou em 8 cidades para conhecer de perto os jogadores. Dos mais de 500 atletas que foram avaliados nos testes chamados de “combines”, que seguem os mesmos padrões da NFL, a liga profisisonal dos EUA, Vitor bateu três recordes nacionais.

– Os testes dos “combines” são testes físicos e técnicos isolados, mas é na prática de treinos e jogos e no contato diários com os atletas que o Danilo Muller vai fechar a lista, então não tem nada garantido ainda. – explicou, se referindo ao técnico da Seleção.

Da lista de 78 nomes, cerca de 30 ainda serão cortados após o período de treinos chamado de “training camp”, que será realizado no interior de São Paulo entre os dias 27 de abril e 1º. de maio, como explica o técnico da Seleção, Danilo Muller.

– Os objetivos do Training Camp são conhecer melhor os jogadores no limite de sua
capacidade, dar uma unidade ao grupo e estabelecer o padrão de jogo da Seleção, que dá
sua arrancada de preparação para o Campeonato Sulamericano de 2014, classificatório para a
Copa do Mundo de 2015 – comentou.

O João Pessoa Espectros, patrocinado pelo CNA Ruy Carneiro, chegou à semi-final do último
Campeonato Brasileiro e foi a terceira equipe com mais atletas convocados para a seleção,
empatado com o Cuiabá Arsenal, atual campeão brasileiro.

Rodrigo Dantas, do Botafogo Espectros (Foto: Divulgação)Rodrigo Dantas é um dos atletas convocados

Segunda chance

Entre os jogadores do Espectros, Rufo Neto e Rodrigo Dantas estão sendo chamados pela segunda vez, mas na última convocação foram cortados da lista final. Dantas, que assumiu o comando das ações ofensivas do Espectros após contusão do quarterback titular Rinaldo Mitref na segunda partida do time no Campeonato Brasileiro do ano passado garante que não vai deixar essa segunda chance passar.

– Ano passado eu fui convocado no grupo de jogadores sub-19 que treinou com a seleção que venceu o Chile no amistoso em Foz do Iguaçu. Se o objetivo naquela época era ganhar experiência, agora eu vou batalhar para ficar com uma das vagas. Jogar o campeonato como titular melhorou minha leitura de jogo e espero mostrar isso na seleção – contou, confiante.

Rinaldo Mitref, do Botafogo Espectros (Foto: Divulgação)Se recuperando de contusão, Rinaldo Mitref sonha
em poder voltar a seleção

Rinaldo Mitref, que se recupera de cirurgia no joelho foi o único representante dos Espectros no jogo contra o Chile, na ocasião ele deu dois passes para touchdowns e foi um dos destaques na vitória por 32 a zero. Ele também tem esperança de voltar a seleção, mesmo sem ter entrado nessa lista.

– Haverá dois amistosos da seleção esse ano, um em agosto e o outro em dezembro. Até lá eu já estarei plenamente recuperado. Como a comissão técnica já me conhece, vou aproveitar os jogos do Brasileiro para mostrar em campo que tenho capacidade para voltar à seleção – explicou.

Do g1.