BESSA GRILL
Início » Esportes » Centro Universitário de João Pessoa,abrirá inscrições para 483 vagas para 14 modalidades esportivas

Centro Universitário de João Pessoa,abrirá inscrições para 483 vagas para 14 modalidades esportivas

A partir deste semestre, as inscrições para as atividades físicas oferecidas pelo Unipê passarão a ser online, realizadas no Portal da Instituição

19/02/2013 21:44

 20111129171339_600x600

No próximo dia 26, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) abrirá inscrições para 483 vagas gratuitas para a comunidade em 14 modalidades esportivas. A partir deste semestre, as inscrições para as atividades físicas oferecidas pelo Unipê passarão a ser online, realizadas no Portal da Instituição (www.unipe.br ). Os professores lembram que as vagas são limitadas e os interessados deverão providenciar os exames exigidos: hemograma, glicemia (teste de diabetes), aslo (antiestreptolisina O), eletrocardiograma e raio X de tórax (PA + perfil).

As primeiras turmas devem começar em março. As atividades físicas serão realizadas no Complexo Desportivo do Unipê, que inclui a moderna academia do curso de Educação Física, o Ginásio Poliesportivo e a piscina, no campus universitário, às margens da BR-230 (Km 22), no bairro de Água Fria, na Capital.

Como escolher a modalidade e se inscrever

Cada modalidade tem dias e horários definidos. Os candidatos que desejam se inscrever podem acessar o Portal www.unipe.br , escolher a sua modalidade e realizar a inscrição, que também é gratuita. A lista com as modalidades oferecidas, número de vagas, dias e horários também estará disponível no Portal da Instituição.

Segundo o professor Marcos Filho, após a confirmação da inscrição pela Internet, o candidato deve imprimir a ficha de inscrição e comparecer ao Ginásio Poliesportivo do Unipê (levando os exames), em até 20 dias, para não perder a vaga.

O professor Ramon Montenegro, responsável pelo Laboratório de Avaliação Física do Unipê, explicou que, para confirmar a inscrição, o candidato deverá ainda agendar a sua avaliação física na Recepção da Extensão, no Ginásio Poliesportivo da instituição, de segunda a sexta, das 13h às 17h e das 18h às 22h. E, no dia da avaliação, apresentar os exames solicitados (hemograma, glicemia, aslo, eletro e raio X de tórax).

“Toda pessoa que vai iniciar uma atividade física precisa se submeter a esses exames, que é o mínimo exigido para ter segurança. É um erro grave iniciar uma atividade física sem pedir os exames, que devem ser renovados a cada seis meses”, alertou o professor Ramon Montenegro, mestre em Ciências da Saúde.

Cadastro da reserva

O professor José Ricardo Nunes observou que, à medida que as turmas forem sendo preenchidas, também será feito um cadastro de reserva online, em caso de desistência ou o candidato não estar em condições físicas de praticar a atividade.

Unipê abre turma especial de musculação para idosos

O Unipê também abrirá uma turma especial de musculação para idosos. Serão oferecidas 20 vagas para pessoas acima de 60 anos, nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 8h.

“O objetivo da avaliação física é proporcionar uma maior segurança na prescrição individual de cada pessoa que faz alguma atividade física. A pessoa tem que ser encaminhada por um médico. Nossos alunos da graduação regem os projetos e colocam em prática o que aprendem em sala de aula”, ressaltou o professor Marcos Filho, supervisor da Musculação e mestre em Ciência do Movimento Humano. Nessa modalidade, serão abertas 160 vagas.

Academia informatizada no campus: pioneira no NE

O Unipê tem a 1ª Academia de Ginástica informatizada dentro de uma universidade do Nordeste. “A nova Academia de Ginástica do Unipê é totalmente informatizada. Haverá uma catraca eletrônica e, ao entrar, o usuário colocará a sua digital no aparelho e aparecerá em um tablet toda a sequência de exercícios que ele precisa fazer e sua ficha completa”, explicou o professor Ricardo Nunes, coordenador adjunto do curso de Educação Física do Unipê.

Sistema da academia será interligado com Hospital São Vicente

Segundo o professor Ricardo Nunes, a academia terá o Sistema Qualyfitt, que será interligado com o São Vicente de Paulo, o hospital-escola do Unipê, na Capital. Dessa forma, o personal trainer da academia terá informações on line sobre os tipos de atividades físicas prescritas pelos médicos para os pacientes acompanhados por alunos da instituição.

“O Unipê é a única universidade da Paraíba a implantar esse sistema”, acrescentou o professor Ramon Montenegro.

Exames necessários 

1- Hemograma;

2- Glicemia;

3- ASLO (Antiestreptolisina O);

4- ECG (Eletrocardiograma);

5- Raio X de Tórax (PA + Perfil).

MODALIDADES OFERECIDAS NO UNIPÊ PARA COMUNIDADE

1-Ginástica Aeróbica

2-Sppining

3-Dança de Salão

4-Hidroginástica

5-Natação infantil e adulto

6-Handebol (feminino adulto)

7-Futsal

8-Judô (iniciação)

9-Jiu Jitsu

10-Taekondo

11-Badminton

12-Basquete

13-Vôlei

14-Musculação