BESSA GRILL
Início » Esportes » CBF cogita candidatura ao Mundial de Clubes para 2017

CBF cogita candidatura ao Mundial de Clubes para 2017

19/03/2014 17:27

cbfAinda de forma tímida, a CBF cogita uma candidatura para sede do Mundial de Clubes nos anos de 2017 e 2018.  Há interesse da entidade em receber a competição, mas isso só ocorreria de houvesse patrocinadores que bancassem o evento.

A Fifa passo ua organizar o Mundial de Clubes em definitivo a partir de 2005. Desde então, a maior parte das edições tem sido feita no Japão, onde a Dentsu atua para bancar a competição. Mas há um processo de candidatura, como nas Copas, embora de forma bem menos complexa.

Para que o Brasil configurasse uma candidatura, seria necessário que a CBF e o governo brasileiro apoiassem a ideia. E também seria necessário um patrocinador forte que topasse bancar os custos.

Em 2014, o Marrocos será a sede do Mundial. Para 2015 e 2016, o único candidato é o Japão. As inscrições acabam no final de março. Houve uma reunião nesta terça do comitê de organização da competição, mas não há novidades em termos de organização do evento.

O país-sede tem direito a incluir o seu campeão nacional no Mundial. Foi o que ocorreu com o Corinthians, em 2000, e voltaria a acontecer em eventuais edições no país.

Isso aumentaria consideravelmente a possibilidade de um time brasileiro voltar a ganhar o Mundial, pois poderiam haver dois representantes em caso de conquista da Libetadores. O último título foi do Corinthians, em 2012.