BESSA GRILL
Início » Entretenimento » 50 anos da Rádio Difusora (Cajazeiras): Iêdo Ferreira da Silva; faço parte desta História

50 anos da Rádio Difusora (Cajazeiras): Iêdo Ferreira da Silva; faço parte desta História

12/08/2014 13:55

documento

Meu primeiro emprego, minha primeira paixão, meu primeiro amor, minha verdadeira Universidade, Minha Vida:Comecei a trabalhar na Difusora Rádio Cajazeiras, quando amplificadora (alto-falantes), funcionava no primeiro andar do prédio comercial Carvalho Dutra, na Praça João Pessoa esquina com a Padre José Tomaz. Como Rádio, foi instalada na Rua Epifânio Sobreira, posteriormente para a rua Juvêncio Carneiro, onde permanece.

 

 

 

 

Começaram comigo; Mozart Souza Assis, Jessé Souza Assis, José Adegildes Bastos, Paulo Roberto da Silva ” Jiquiri”, Edson Weber, Alvino, Lafayete, Manoel Alexandre, Neco, Pinguim, José Nilton Alcantara, Rubens Farias, Maria José Nogueira, Lacy Nogueira, Maria Amélia, Iracy Alves, José Gomes, José Freire, Galdino (primeiro técnico) Sabóia da Philips, Julimar Dias, Eliza Ribeiro, Maria Freitas, Lirida Inês, Romistanie-filho de José Adegildes, Gutemberg-filho de Mozart, Valmir Lima, Jucy Lima, Carlos Alencar, Vilma-esposa de Carlos Alencar, Irácles Pires, Valmir Lima, Jucier Lima e  tantos outros…

iedo ferreira

História da Rádio Difusora (Cajazeiras): Iêdo Ferreira da Silva.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rádio 01A Rádio Difusora de Cajazeiras é uma das pioneiras do Sertão Paraibano. Fundada em 1938 como difusora e em 1964 como estação de rádio, tem um dos índices de audiência mais altos da região, principalmente pela manhã, na hora do almoço e à noite. Tem sua programação voltada para a música, o jornalismo e as transmissões esportivas.

 

História

DRC amp0lificadora

Foi ao ar pela primeira vez em 05 de agosto de 1938, no sistema de alto-falantes instalados pela cidade de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba. Foram quase 36 anos até que em 19 de março de 1964
fosse posta em prática a idéia de estender a Difusora para uma estação de rádio, para que mais pessoas pudessem escutar seu som e sem sair de casa.

Depois de fase experimental, em 31 de maio de 1964 nascia a Difusora Rádio Cajazeiras. Naquela época, contava com um transmissor de 250 watts, prefixo ZYJ-022 e operava na freqüência AM (modulação por amplitude) 1540 kHz. O tempo foi passando, o público ouvinte começou a aumentar e a potência do transmissor também.

transmiossores santa ceciliaDe 250 watts, passou para 1.000, depois para 10.000 e finalmente para 20.000 watts (20 kW), prevalecendo essa potência até hoje, expandindo o som da emissora por boa parte do estado e algumas cidades do CE, RN e PE, próximas à divisa com a Paraíba.

Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a freqüência. O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais.

 

documento