BESSA GRILL
Início » Destaque » Morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, completa 19 anos

Morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, completa 19 anos

Relembre a trajetória do músico, veja imagens e vote na melhor música do grupo de Seattle

5/04/2013 07:36

A morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana e um dos maiores ídolos do grunge, completa 19 anos nesta sexta-feira (5). O corpo do músico foi encontrado em sua casa em Seattle, nos EUA, em 8 de abril de 1994.

Segundo a polícia, o artista cometeu suicídio três dias antes, com um tiro na cabeça, aos 27 anos.

Kurt Cobain durante apresentação do Nirvana na Itália, fevereiro de 1994. Foto: Getty Images
1/37
Apresentação do Nirvana na Roy Wilkins Arena, dezembro de 1993. Foto: Getty Images

Líder de uma das bandas mais representativas dos anos 1990, Kurt Donald Cobain era filho da garçonete Wendy Elizabeth e do mecânico Donald Leland Cobain. Nasceu em Aberdeen, nos EUA, e enfrentou, durante a infância, a separação dos pais.

Na adolescência, formou o Nirvana com o amigo Krist Novoselic. A banda lançou em 1989 seu primeiro disco, “Bleach”, mas logo o baterista Chad Channing seria substituído por Dave Grohl.

Em nova formação, em 1991 o Nirvana lançou seu álbum mais importante, “Nevermind”. Com hits como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as You Are” e “In Bloom”, o disco impulsionou não apenas a carreira do grupo, mas também a de bandas como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden.

Foram, no total, três álbuns de estúdio. “In Utero”, o último trabalho, foi lançado em 1993 e já mostrava um lado menos pop e mais sombrio da banda.

O histórico de abuso de drogas, como a heroína, acompanharam a carreira de Cobain. Ele frequentou diversas clínicas de reabilitação, inclusive a Exodus Recovery Center, em Los Angeles, onde passou seus últimos dias.

Cobain fugiu da clínica e, dias depois, cometeu suicídio. Ele deixou a mulher, Courtney Love, e uma filha, Frances Bean Cobain, na época com apenas um ano.

 

Do Ig