BESSA GRILL
Início » Destaque » Maçom mais antigo do Brasil é homenageado em Juazeiro do Norte no Ceará

Maçom mais antigo do Brasil é homenageado em Juazeiro do Norte no Ceará

Luiz Pereira Gonçalves nasceu em 1920 e na década de 40, aos 27 anos de idade adentra na Maçonaria na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Hoje aos 93 anos de idade continua participando ativamente nas fileiras da Maçonaria cearense.

15/12/2013 20:36

maçonaria log

Correios fazem homenagem ao maçom mais antigo do Brasil na cidade de Juazeiro do Norte

Foto: Raimundo de Oliveira Júnior

Foto: Raimundo de Oliveira Júnior

Luiz Pereira Gonçalves nasceu em 1920 e na década de 40, aos 27 anos de idade adentra na Maçonaria na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Hoje aos 93 anos de idade continua participando ativamente nas fileiras da Maçonaria cearense. Reunindo-se com os “irmãos” maçons semanalmente em sua Loja. Na tradicional ordem maçônica percorreu todos os Cargos, entre eles: Venerável Mestre (Presidente da associação) por vários mandatos, fundador de lojas na região, e por ultimo recebeu o Título Honorifico de Delegado do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará, –  Delegado Ad Vitae (Delegado por toda a vida). É sem dúvida o maçom em atividade mais antigo do Brasil, com 66 anos de vida maçônica.

Para marcar na história postal, os Correios emitiram selo personalizado alusivo a essa importante data para a maçonaria do Brasil. A emissão desse selo personalizado foi uma articulação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil e a Maçonaria de Juazeiro. A Cerimônia ocorreu nas dependências da Loja Maçônica Deus e Humanidade, no bairro triângulo em Juazeiro do Norte, na noite do dia 14 de dezembro, com a presença de autoridades da maçonaria do Estado e representante dos Correios – Diretoria Regional do Ceará. O selo personalizado tem uma edição limitada e pode ser utilizado em todo o território nacional.

Maçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares e 4700 Lojas. (Wikipédia).

Serviço:
Clube Filatélico Maçônico do Brasil:
Foi fundado em 1972 na cidade de Florianópolis, SC. Agrega colecionadores de selos no tema maçonaria. Tem hoje correspondentes em países da Europa e EUA. Possui uma sucursal filatélica para as regiões norte/nordeste em Juazeiro do Norte, CE.
contatocfmb@gmail.com