BESSA GRILL
Início » Destaque » Imagem da Virgem Maria defecando provoca indignação na Espanha

Imagem da Virgem Maria defecando provoca indignação na Espanha

Virgem Negra de Monserrat foi retratada como 'caganer' na Catalunha. Entidade católica ameaça processar empresa, que disse ter boa intenção.

1/12/2013 11:01

imagemVirgem Negra de Monserrat retratada como ‘caganer’, em foto de 15 de novembro (Foto: Lluís Gene/AFP)

Uma figura de Nossa Senhora defecando está provocando protestos de católicos na Espanha.

A região da Catalunha tem uma tradição de produzir estatuetas defecando, os chamados “caganers”. As figuras de cerâmica são vendidas desde o século XVIII, para serem colocadas nos presépios na época do Natal.

Inicialmente, elas retratavam agricultores, mas nos últimos tempos passaram a representar celebridades, inclusive brasileiras, como Neymar e a presidente Dilma Rousseff. Acredita-se que elas atraem boa sorte para a colheita e em geral.

Mas, neste ano, alguns católicos se sentiram ultrajados quando a Virgem Negra de Monserrat, uma representação de Maria com o Menino Jesus, foi retratada como “caganer”.

A estátua original da Madona fica na abadia de Santa Maria de Montserrat, próximo a Barcelona. Um dos ícones religiosos mais famosos da Catalunha, ela é conhecida popularmente como “La Morenita”, por conta de sua cor.

“Usar a imagem da Virgem de Montserrat para este boneco grotesco nos parece um sinal de insensibilidade e falta de respeito a muitas pessoas que podem sentir que sua crença está sendo ferida”, disse o prior da abadia, Ignassi Fossas.

Uma organização católica, os “e-Cristianos”, disse à France Presse que planeja processar os fabricantes por “atacar o respeito e a dignidade de símbolos religiosos”.

A empresa disse que não teve intenção de ofender ninguém. “Fizemos com boas intenções e afeição pela personagem, que é tão catalã”, disse Marc Alos, da empresa familiar Alos y Pla, que faz os caganers.

G1