Joe Biden
Reprodução/Twitter

Joe Biden

Partido Democrata conquistou uma das duas vagas do Senado em disputa no estado da Geórgia e está na frente na outra disputa, o que deve levar o presidente eleito dos Estados Unidos,  Joe Biden, a ter o controle do Congresso.

Com 98% das urnas apuradas, veículos de imprensa americanos confirmaram a vitória do democrata Raphael Warnock contra a republicana Kelly Loeffler. Já a disputa entre o democrata Jon Ossoff e o republicano David Perdue segue em aberto, mas com uma vantagem para o democrata.

Continua após a publicidade

Os democratas têm atualmente 46 cadeiras no Senado, além de dois senadores independentes que geralmente votam com o partido. Já o Partido Republicano tem 50 cadeiras. Se os republicanos vencerem apenas uma das disputas, o presidente eleito terá minoria. Caso os democratas vençam as duas vagas em jogo, haverá um empate no número de assentos do Senado.

Caso aconteça o empate, o voto de minerva é do vice-presidente dos EUA, que exerce o cargo de presidente do Senado. O posto será ocupado pela democrata Kamala Harris.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Ig