BESSA GRILL
Início » Destaque » Ciência; Primeira lua fora do sistema solar é descoberta

Ciência; Primeira lua fora do sistema solar é descoberta

23/12/2013 11:55
H-C

Lua e planeta não estariam orbitando nenhuma estrela próxima
PUBLICADO EM 21/12/13 – 04h00

NOTRE DAME, EUA. Astrônomos acreditam ter encontrado o que pode ser a primeira lua extrassolar orbitando um planeta gigante gasoso a cerca de 1.800 mil anos-luz de distância da Terra. Mas, diferentemente de Pandora, a lua habitada do filme “Avatar”, e Endor, lar dos ewoks em “O Retorno do Jedi”, tanto a lua quanto o planeta seriam “órfãos”, já que não parecem estar orbitando nenhuma estrela próxima.

Além disso, o estranho sistema foi detectado por um meio incomum, conhecido como microlente gravitacional, fenômeno que ocorre quando um objeto astronômico passa em frente a uma estrela distante do ponto de vista da Terra. Isso faz com que a luz da estrela seja desviada pela força da gravidade do objeto, fazendo-a parecer mais brilhante se observada de um determinado ângulo.

A descoberta do que pode ser a primeira lua extrassolar foi anunciada por David Bennett e sua equipe da Universidade de Notre Dame, nos EUA, em estudo publicado em um site de artigos científicos de acesso aberto.

Os pesquisadores apontam duas possíveis explicações para o fenômeno. A primeira é que os dois objetos estão relativamente próximos do Sistema Solar, a 1.800 mil anos-luz de distância, compondo um sistema com um planeta com aproximadamente quatro vezes a massa de Júpiter e uma lua com cerca da metade da massa da Terra. A outra, no entanto, é que estão muito mais distantes e são uma chamada anã marrom, uma estrela “fracassada” que não conseguiu juntar material suficiente para dar início às reações de fusão nuclear no seu interior, que tem em sua órbita um planeta com o tamanho aproximado de Netuno.