BESSA GRILL
Início » Cidades » Carnaval de Pitimbu-Pb acaba em ritmo de lixo

Carnaval de Pitimbu-Pb acaba em ritmo de lixo

28/03/2017 00:30

 

Enquanto a Prefeitura Municipal de Pitimbu, anunciava que iria realizar o maior Carnaval de Rua da Paraíba, tendo como forte os quarenta blocos que desfilariam pelas principais ruas do município, com destaque para os blocos Limãozinho, Bloco da Porrinha, Bloco da Ação Social, Bebeu Dançou, Virgens sem Cabaço de Acaú e Virgens de Pitimbu. A prefeitura seria a única patrocinadora do carnaval na cidade e apoiaria todos os blocos que desfilariam durante a folia, não aconteceu, há quem diga que foi uma verdadeira decepção e durante o período momesco vários veranistas e turistas foram embora  devido a falta de água e energia elétrica, um problema crônico que sempre perseguiu Pitimbu.

Se o gigante Brasil está em recessão, que dirão os pequeninos municípios. Levantamento feito por entidades de credibilidade apontam que o balanço da entidade prevê rombo nas contas. Em Pitimbu na Paraíba, não acontece isso. Durante o Carnaval, a Prefeitura contratou Bandas para “animar” o Carnaval.

A Abertura Oficial dos festejos de Momo em Pitimbu aconteceuu no Sábado (25), no Polo de Acaú, começando ás  22h, com Eduardo Veloso e Banda e Arradoz Elétrico. No mesmo dia e horário, Rany Viana e Banda e Júnior Canibal se apresentam no Polo de Pitimbu. Porém, alguns blocos já desfilariam nessa quinta (23) e sexta-feira (24), como é o caso do Bloco da Ação Social, com concentração a partir das 15 horas, da sexta. Ação Social ( Uma Secretaria comandada pela Primeira Dama e bastante questionada)

Durante a folia, a prefeitura de Pitimbu anunciou que iria dedicar os festejos aos nomes ilustres da terra,o que não aconteceu ,frustando familiares e a classe política do município. Neste ano de 2017 timidamente  prestou homenagens, a Dona Teca de Guarita que quase foi  homenageada no Polo de Pitimbu e “Seu Bal”  homenageado no Polo de Acaú.  As grandes lideranças políticas do município de Pitimbu, nem se quer foram lembradas. Para o vereador Durval Lira, A Prefeitura Municipal de Pitimbu, através da Secretaria de Turismo e Comunicação Social de Pitimbu, cometeram grande injustiça em não estender essas homenagens aos grandes políticos de Pitimbu, hoje in memoriam.

ESSES FIZERAM A HISTÓRIA DE PITIMBU

Fernando Araujo da Cunha, Paulo Roberto,( ex-Prefeitos de Pitimbu ), Maria José, Xôxo,Aluizio Brasileiro, Quirino, Gilton  Zé Buchada( ex-vereadores ) além de Milton Morais e recentemente falecido Zé de Dinda, maior liderança funcional da Prefeitura.

“Fizemos todo o esforço para garantir a realização do tradicional Carnaval de Pitimbu, o maior Carnaval de Rua do estado, dentro das condições financeiras atuais da Prefeitura. Faremos a festa sem sacrificar as receitas municipais, garantindo que Pitimbu atraia milhares de foliões nos dias de festa”, justificou o prefeito Leonardo Barbalho- Enfatizou . Para os foliões e carnavalescos isso não aconteceu, foi uma verdadeira decepção. ” Muito Lixo e Sujeira, além da falta de água e luz ” diz um veranista que não quis ser identificado.

Estrutura e Infraestrutura

Apesar de ter recebido verbas do governo federal para investir na educação, saúde e infraestrutura,isso não vem acontecendo.

O prefeito Leonardo Barbalho, disse que iria realizar melhorias no abastecimento de Água em Acaú, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), calçar ruas, asfaltar ruas e avenidas, reforçar a Guarda Municipal, melhorar as condições de trabalho da equipe de trânsito, instalar placas de sinalização, ou seja, mudar o perfil da cidade visando elogios por turistas, mas, principalmente pelos moradores, o que não vem acontecendo. Alguns benefícios e melhorias, só aconteceu devido a ajuda de alguns empresários e comerciantes que colaboraram financeiramente ” fizeram vaquinha “, caso contrário nada teria sido feito.

“A estrutura do Carnaval contará com dezenas de banheiros químicos, segurança e muitas atrações para os pitimbuense e visitantes” disse o Prefeito. Foi uma outra decepção na visão de analistas que participaram efetivamente do período momesco de Pitimbu-Pb

LIXO E SUJEIRA TOMARAM CONTA DE PITIMBU-PB

O decreto presidencial 7404, de 23 de dezembro de 2010, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinou o fim dos lixões no mês de agosto de 2015. Esse decreto está em vigor, embora tenha sido aprovada, no Congresso Nacional, uma Medida Provisória (MP) que prorroga o prazo para 2018. Até hoje, a MP não foi sancionada, o que pode colocar prefeitos em situação de vulnerabilidade para serem notificados por crime ambiental.

Os gestores pensavam que a MP em vigor prorrogaria o prazo para depois de seus mandatos, mas a situação é grave e os órgãos responsáveis vão começar a notificá-­los com multa e enquadramento em crime ambiental.

www.reporteriedoferreira.com