BESSA GRILL
Início » Cidades » Brasil é segundo país com maior número de consumidores de cocaína

Brasil é segundo país com maior número de consumidores de cocaína

6/09/2012 11:00

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) revelou que o Brasil é o segundo país com maior número de consumidores de cocaína no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

De acordo com o Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), 2,8 milhões de brasileiros usaram a droga nos últimos 12 meses. Desse total, quase a metade, 48%, tornou-se dependente.

Foram entrevistados 4.607 indivíduos de 14 anos de idade ou mais. O estudo considerou o uso da cocaína em todas as suas formas –pó, crack, merla ou oxi.

Cerca de 6 milhões de brasileiros (ou 4% da população adulta) revelaram que já experimentaram a droga em algum momento da vida. Desses, 5,6 milhões já experimentaram ao menos a versão em pó.

Além disso, 14% dos usuários já injetaram cocaína ao menos uma vez. O levantamento também mostrou que 45% experimentaram cocaína pela primeira vez antes dos 18 anos.

No último ano, o crack foi utilizado por um em cada cem adultos, o que representa 1 milhão de pessoas.

Ainda nos últimos 12 meses, a cocaína em pó foi a preferida: 78% dos usuários afirmaram que usam exclusivamente a forma aspirada. 5% disseram que costumam fumar os derivados da droga e 17% usam as duas formas. 27% dos consumidores falaram que usaram a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana no último ano.

A maioria dos usuários (78%) considera fácil conseguir cocaína. Além disso, 10% dos entrevistados confessaram que já venderam parte da droga que possuíam, o que constitui o crime de tráfico.

A pesquisa foi feita pelo Inpad (Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas), da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

 

 

 

 

da Folha