BESSA GRILL
Início » Destaque » Ataque com caminhão deixa ao menos 70 mortos na França

Ataque com caminhão deixa ao menos 70 mortos na França

Passageiros do veículo ainda atearam fogo contra pessoas que comemoravam o Dia da Bastilha; Prefeitura local pediu que moradores procurem refúgio e não deixem suas casas

14/07/2016 21:42
Passageiros do caminhão também atearam fogo contra as pessoas presentes na comemoração
Valery Hache/ AFP/ Estadão Conteúdo

Passageiros do caminhão também atearam fogo contra as pessoas presentes na comemoração

Ao menos 70 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas, sendo que dezenas em estado grave, na noite desta quinta-feira (14) em Nice, na França, após um caminhão se lançar contra uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha, feriado nacional.

O episódio de violência foi registrado em Promenade des Anglais, avenida no litoral da cidade, quando era realizado um show de fogos de artifício para comemorar o início da Revolução Francesa.

LEIA MAIS: EUA oferecem pacto militar à Rússia para combater grupos terroristas na Síria

Segundo testemunhas, após o veículo avançar cerca de 2 quilômetros a 80 km/h contra a multidão, seus passageiros abriram fogo contra os franceses que celebravam e iniciaram um tiroteio com as forças policiais. O motorista do caminhão também está entre os mortos. Um cúmplice estaria foragido.

Dentro do caminhão foram achadas metralhadoras e granadas, afirmou o governador da região Provence-Alpes-Côte d’Azur e ex-prefeito de Nice, Christian Estrosi. A segurança nas fronteiras da França foram reforçadas após o episódio de violência. Segundo relatos, o controle policial aumentou nas entradas que ligam o país à Itália, que também entrou em estado de alerta.

Imagens publicadas na Internet mostram dezenas de corpos estirados no chão da praça. Autoridades da Prefeitura de Nice pedem que os moradores procurem refúgio e não deixem suas casas. O presidente da França, François Hollande, que estava em Avignon, retornou às pressas para Paris após o ataque.

Franceses criaram uma hashtag especial para ajudar pessoas que precisam encontrar abrigo em Nice. No Twitter, #PortesOuvertesNice, algo como “abras as portas, Nice” em português, já aparece nos trending topics. 

LEIA MAIS: Suposto terrorista mata ao menos seis agentes em delegacia no Quênia

O Facebook ativou o “check-in de segurança” para que as pessoas que estiverem na cidade de Nice na noite desta quinta-feira possam confirmar se estão seguras para seus amigos e familiares. O “Safety Check” já foi usado pela rede social em outros casos, como nos ataques de Paris (França), de Bruxelas (Bélgica) e de Istambul (Turquia).

Apoiadores do Estado Islâmico (EI) celebraram o ataque nas redes sociais, porém o grupo extremista ainda não se pronunciou sobre o episódio. 

www.reporteriedoferreira.com   *Com informações da Ansa