BESSA GRILL
Início » Destaque » Astrônomos acham sistema com dois planetas na zona habitável

Astrônomos acham sistema com dois planetas na zona habitável

18/04/2013 17:06

NAsaQuem pensa que o Sistema Solar é interessante por ter um planeta habitável vai pirar com o que há ao redor da estrela Kepler-62. Lá, nada menos que dois mundos –possivelmente rochosos– ocupam órbitas na região mais favorável ao surgimento da vida.

É a conclusão eletrizante a que chega um estudo produzido pela equipe do satélite Kepler, caçador de planetas da Nasa, e recém-publicado na revista científica americana “Science”.

Os pesquisadores liderados por William Borucki identificaram um total de cinco planetas girando ao redor da estrela, uma anã laranja com 63% do diâmetro do Sol.

Todos eles são relativamente nanicos –quatro entram na categoria das superterras (com diâmetro até duas vezes o terrestre) e um é do tamanho de Marte, ou seja, menor que a Terra.

Os três mais internos são quentes demais para abrigar vida. Já os dois mais externos, Kepler-62e e Kepler-62f, têm suas órbitas na chamada zona habitável do sistema –região em que, numa atmosfera similar à da Terra, um planeta pode abrigar água líquida em sua superfície.