BESSA GRILL
Início » Destaque » Academia Comemora 10 Anos de Fundação

Academia Comemora 10 Anos de Fundação

10/11/2015 01:25

FOTO 1FOTO 2

Uma tarde/noite recheada de brilhantismo e emoção! Esta foi a opinião dos que compareceram à Sessão Magna Comemorativa dos 10 Anos de Fundação da Academia Paraibana de Letras Maçônicas, realizada no último dia 31 de agosto de 2015, em sua sede localizada nas dependência do CEJUS – Centro de Estudos Jurídicos e Sociais, no oriente de João Pessoa (PB). O evento contou, além das homenagens aos seus fundadores e membros efetivos, com a entrega de comenda e diploma para várias entidades, profanas e maçônicas, que mantém intercâmbio com aquela Casa de Letras. Coroando a festa, o irmão maçom e Arquimandritam (Monsenhor) Aloisio Guerra, membro da Loja Vale do Hermon Nr. 3 (GLMPE) proferiu a palestra “MAÇONARIA – ONTEM, HOJE E SEMPRE”, tendo sido intensamente aplaudido.

FOTO 3FOTO 6

Compuseram a Mesa de Honra o Acadêmico Flamarion Tavares Leite (presidente da APLM), o Juiz Federal José Fernandes de Andrade (instituidor do CEJUS), o Monsenhor Aloisio Guerra (palestrante), a Acadêmica Rita de Cássia Alves Ramalho (representando a Academia Paraibana de Letras Jurídicas), o Historiador Renato César Carneiro (representando o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), o Acadêmico Alberto Fonseca (representando a Academia Maçônica de Letras de Olinda/PE) e o Acadêmico Aderaldo Pereira de Oliveira (Grão-Mestre de Honra do GOB-PB).

Na ocasião, o acadêmico Aderaldo Pereira de Oliveira, também primeiro Presidente de Honra da APLM e Grão-Mestre do GOB-PB à época da instalação, fez um breve retrospecto dos motivos que ensejaram a sua criação e a proposta de funcionamento.

FOTO 4FOTO 9FOTO 10FOTO 7

Receberam as suas comendas e diplomas todos os Membros presentes, Fundadores e Efetivos, assim como as 3 (três) potências regulares instaladas na Paraíba (GOBPB, GLMEPB e GOP), o Jornal Reverbero Maçônico, a Academia Maçônica de Letras de Olinda, a Academia Paraibana de Letras Jurídicas, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e o Juiz Federal José Fernandes de Andrade. Foram também agraciados, o Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, a ABIM-Associação Brasileira da Imprensa Maçônica, a Academia Paraibana de Letras, o Jornal O Compasso (jornalista e irmão Vercil Rodrigues), Jornal Vozes do Templo (Mossoró-RN), Jornal O Cavaleiro de São João (Curitiba-PR), Revista A Trolha (Maringá-PR), Revista Fraternizar (Olinda-PE) e as seguintes Academias Maçônicas de Letras: Alagoas, Catarinense, do Espírito Santo, Fluminense (RJ), de Juiz de Fora (MG), Mineira, do Recife, da Região Grapiúna (Feira de Santana/BA), do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.

FOTO 8

Fundada aos 20 de agosto de 2004, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas tem sede na cidade de João Pessoa (PB), instalada em amplas e modernas instalações na Av. Rio Grande do Sul n.º 1411, Bairro dos Estados (CEP: 58030-021), contando com um quadro social constituído exclusivamente de maçons das 3 (três) potências regulares instaladas no Estado da Paraíba, distribuído em 33 (trinta e três) cadeiras, numeradas e patroneadas por um maçom, estando, atualmente, sendo presidida pelo Acadêmico Flamarion Tavares Leite e contando com um quadro de 27 (vinte e sete) cadeiras ocupadas, restando 6 vagas.

Nestes 10 anos, evoluindo com o passar do tempo, a APLM também criou perfis nas mídias sociais “twitter” e “instagram” (@aplmpb), além de desenvolver intensa parceria com as demais congêneres espalhadas pelo país. Para registrar a data, foi criada, através da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica, folha filatélica com selo produzido pelos Correios, diploma, comenda e brasão em formato de um decágono, que vem sendo utilizado em todo o material impresso produzido durante este ano.

FOTO 5

Cícero Caldas Neto
Acadêmico
Secretário da APLM