BESSA GRILL
Início » Colunistas » Volta às raízes:  Escrito Por  Lena Rolim Guimarães

Volta às raízes:  Escrito Por  Lena Rolim Guimarães

11/11/2017 21:33

Volta às raízes:  Escrito Por  Lena Rolim Guimarães

Ao destituir o senador Tasso Jereissati da presidência interina do PSDB, Aécio Neves conseguiu um feito: uniu o partido contra ele. A exceção das que estão no governo Temer, as demais estrelas tucanas estão mais preocupadas com a sobrevivência da legenda em meio ao furação de denúncias que fragilizou seu projeto de retorno ao Planalto.

 

Pregam volta às raízes, as ideias que sustentaram o partido oito anos no Poder, para recuperar seus espaços e perspectivas para 2018. É com o espírito da maioria que o PSDB da Paraíba realiza sua convenção.

 

A maior de suas estrelas, o senador Cássio Cunha Lima foi orador do lançamento oficial de Tasso Jereissati à presidência nacional, tendo como primeira proposta o desembarque do governo. Seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima integra os “cabeças pretas” da Câmara que iniciaram a reação logo após a primeira denúncia contra Michel Temer.

 

O presidente estadual, Ruy Carneiro, que será reeleito hoje, garante que os paraibanos vão votar em peso no cearense, porque é quem representa “verdadeiramente o PSDB”, com suas bandeiras “éticas e de transformações” essenciais para a retomada do crescimento.

 

Juntos e misturados com Michel Temer, que tem apenas 3% de aprovação apesar de ter conseguido tirar o Brasil da pior recessão de sua história em pouco mais de um ano, o PSDB correria riscos eleitorais altíssimos. E o símbolo dessa aliança tem sido Aécio Neves, por quem Temer de empenhou quando estava para perder o mandato em razão das ação no STF, submetida ao Senado.

 

Ruy é bem claro ao falar da questão: “Faz tempo que Aécio Neves já não nos representa e que a presença do PSDB no governo perdeu o sentido. O partido foi em função de seu compromisso com o país e com a estabilidade econômica e política. Mas agora extrapola todos os limites”.

 

A questão nacional não será a única em pauta. A sucessão estadual, também. Os tucanos vão tentar ampliar os laços com outros partidos em defesa de uma chapa forte para 2018. Acreditam na união com o PMDB de José Maranhão, com o PSD de Luciano Cartaxo e com o PP de Aguinaldo Ribeiro, entre outras legendas na oposição não contaminadas por rejeição. Ruy antecipou que esse é o tema do seu discurso.

 

 

TORPEDO
Vamos à luta para manter o PSDB no caminho correto. Por isso, lamento qualquer tentativa de interferência deste governo inteiramente desconectado dos interesses da população. É preciso deixar imediatamente o ministério e renovar a direção nacional.

 

Do presidente estadual, Ruy Carneiro, que será reeleito hoje, condenando qualquer ação do governo que venha a favorecer a ala governista.

 

 

A Executiva
A direção estadual que o PSDB elegerá hoje tem, além de Ruy Carneiro na presidência, Ronaldo Cunha Lima como vice-presidente. O prefeito Zenóbio Toscano será secretário-geral, e Eduardo Coutinho, tesoureiro.

 

 

Votam na…
O PSDB paraibano terá 16 votos na convenção nacional: Cássio e Pedro Cunha Lima, Ruy Carneiro, os deputados Eliza Virginia, Bruno Cunha Lima, Tovar Correia e Camila Toscano, o ex-senador Cícero Lucena.

 

… nacional
Também decidirão quem será o futuro presidente do PSDB: Lauremília Lucena, Romero Rodrigues, Zenóbio Toscano, os Dinaldo Wanderley (pai e filho), Iraê Lucena, Diogo Cunha Lima e Jorge Ribeiro Coutinho.

 

Camalaú
Ao lado do senador José Maranhão, padrinho da obra, o chefe do Dnocs-PB, Alberto Gomes deu ordem de serviço para a recuperação da barragem de Camalaú, essencial na transposição, que será modernizada e automatizada.

 

 

ZIGUE-ZAGUE
+ Líder do governo, o paraibano Aguinaldo Ribeiro garante que Temer não ficará refém dos tucanos. Tendo posição, o “presidente fica a vontade para decidir no tempo dele”.
+ O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio confirmou que pretende disputar a candidatura do PSDB ao Planalto. Defende prévias, mas antes que o desembarque do governo.

www.reporteriedoferreira.com.br