BESSA GRILL
Início » Colunistas » TUDO CERTO, COUTINHO?: Escrito Por Lena Rolim Guimarães 

TUDO CERTO, COUTINHO?: Escrito Por Lena Rolim Guimarães 

11/12/2018 19:26
 

TUDO CERTO, COUTINHO?: Escrito Por Lena Rolim Guimarães 

 

A 20 dias do fim do seu segundo mandato no Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho desmentiu ontem que exista qualquer problema de relacionamento entre ele e qualquer deputado de seu partido. Declaração contraditória, lembrando que ainda na semana passada ele afirmou que cada um sabe para onde tem que ir e ninguém estava obrigado a ficar no projeto discordando da condução. Na ocasião, comentava declaração do deputado Ricardo Barbosa sobre a anulação de votação de PEC que acabava com a eleição antecipada e reeleição na mesma legislatura.

A matéria, com previsão de voltar à pauta hoje, foi da autoria de Barbosa. “Não contabilizo nenhum problema nem com RIcardo nem com nunhum outro deputado. as coisas estão caminhando bem. Tudo vai evoluir para o que for necessário”, disse o Coutinho a repórteres, ontem.

O governador também afirmou que, repetindo palavras da deputada Estela Bezerra, ninguém ganha uma eleição como o projeto girassol venceu para “estar perdendo o controle para coisas menores internas. Não temos problemas, temos soluções para daqui pra frente”, afirmou Coutinho.

O líder socialista também demonstrou que as posições contrárias de um ou outro membro do grupo são menores diante do processo maior. Em confraternização no sábado, em que Coutinho estava, Barbosa demonstrou que a ideia de insurgir-se não passou das queixas.

Ele esteve vestido de laranja, num sinal de que permanece no projeto e entusiasmado com a sequência do governo sob o comando de João Azevêdo. Tão perto da mudança, não deve querer se perder. (Damásio Dias)

Torpedo

“Vivenciamos um novo tempo, as eleições de outubro revelaram uma nova prática. O poder popular não precisa mais de intermediação. (…) Aos que não me apoiaram, peço a sua confiança para construirmos juntos um futuro melhor para nosso país” (Do presidente eleito Jair Bolsonaro, na cerimônia de diplomação, realizada ontem no Tribunal Superior Eleitoral)

Bem na fita

O tucano Pedro Cunha Lima é o único paraibano entre os 30 melhores desempenhos no exercício dos mandatos, entre 2015 e 2018, segundo o Ranking dos Políticos. Além disso, obteve o segundo lugar geral da plataforma que mede sete critérios de qualificação.

No vermelho

Apesar do repasse de FPM com aumento de 17,85% em relação ao mesmo período do ano passado e o repasse extra de R$ 130,4 milhões, Município paraibanos ainda devem fechar 2018 em crise, segundo o presidente da Famup, Tota Guedes. Ano teria sido de grandes perdas.

Prevenção

A Prefeitura da Capital realiza, de hoje até sexta, uma série de debates sobre transparência pública e controle interno. O primeiro evento acontece a partir das 9h, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Desumanidade

No aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Paraíba assistiu a execução de dois militantes do MST, José Bernardo e Rodrigo Celestino, em Alhandra. As investigações buscam, sob determinação expressa do governador, os executores e mandantes.

Dois pesos

O Estado também debateu o fim violento de um romance. O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, foi acusado de agredir sua então namorada, a advogada Myriam Gadelha, com socos e pontapés. Foi denunciado, mas segue em liberdade. O governador, aliado do prefeito, silenciou.

Litígio orçamentário

Em nova tentativa de fazer o Governo rever o limite de recursos destinados à UEPB em 2019, a Associação dos Docentes ingressou no TJ para suspender a tramitação da LOA. A medida foi prontamente contestada pelo Executivo: “Não haverá mudanças”.

Zigue e Zague

O coordenador do Comitê Estadual de Saúde no Judiciário paraibano, Marcos Coelho de Salles, será um dos palestrantes no II Fórum de Judicialização na Saúde, hoje, em São Paulo.

O evento é promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), e o juiz abordará o tema ‘Provas no processo de judicialização da Saúde: o papel do Nat-Jus’.

 
www.reporteriedoferreira.com.br