O recém empossado Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é um milionário de berço, filho de um bem sucedido empreendedor imobiliário, que fez fortuna, vem causando arrepios aos diplomatas mundiais através de um decreto executivo proibindo todo cidadão nascido em sete países de maioria muçulmana de ingressar nos Estados Unidos, independentemente de ter visto de entrada ou não, sob o argumento de evitar que eventuais terroristas cheguem ao território americano.

A quantidade de brasileiros morando no exterior é uma incógnita para as autoridades, principalmente porque não há como saber quantos imigrantes sem documentação há fora do país, especialmente nos Estados Unidos, os quais estão na iminência de deportação.

Outra maluquice de Trump foi iniciar a construção de um muro na fronteira com o México, impedindo o ingresso de mexicanos ávidos de encontrar trabalho no país vizinho.

O pior é que as duas iniciativas já estão em vigor. Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iemen começaram a adotar atitude recíproca, no sentido do cidadão americano também não entrar nos seus países. Se a moda pega no mundo, logo retornaremos à pré-história.

Nem todo muçulmano é terrorista, ainda que todo terrorista seja muçulmano, assim como nem todo mexicano é desempregado.

Por falar em desemprego, o milionário que exerce a presidência dos Estados Unidos também assinou outra diretriz, no sentido de proibir todos os funcionários públicos americanos de fazer lobby para países estrangeiros. Vai deixar muita gente sem trabalho, ao contrário do que prometeu em sua campanha, cuja promessa foi a geração empregos aos cidadãos americanos.

Embora a incerteza domine esse começo do governo Trump, o Brasil pode sair ganhando com toda essa loucura do presidente, porque a tendência é fechar parcerias comerciais com países como China e México, e o Brasil obter proveitos suprindo as importações de carne, frango, trigo, dentre outros gêneros alimentícios.

O Bilionário, mulherengo e adeptos a polêmicas, o Presidente Trump tornou-se uma das figuras mais polemicas na política americana, sendo difícil negar suas habilidades quando se trata de fazer manchetes. No Brasil tivemos até pouco tempo um Trump revestido de trabalhador a frente da presidência do país, espero que nossos governantes saibam aproveitar essas trapalhadas!!!

 

  • Desembargador aposentado e advogado