BESSA GRILL
Início » Colunistas » TÍTULOS DE CIDADANIA: Por Lena Rolim Guimarães

TÍTULOS DE CIDADANIA: Por Lena Rolim Guimarães

31/10/2019 09:16

TÍTULOS DE CIDADANIA: Por Lena Rolim Guimarães

A concessão de cidadania paraibana ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi tema de debate, durante a votação, pelos deputados presentes à sessão de ontem na Assembleia Legislativa. Adianto que foi aprovado, não por unanimidade, mas foi. O vice desembarca no Estado para um evento sobre empreendedorismo dia 4 de novembro.

Proposta por Walber Virgulino, a homenagem deixa no ar uma velha questão: os critérios para a concessão desses títulos de cidadania que, em tese, deveriam ter como regra os serviços prestados à Paraíba. O deputado Eduardo Carneiro votou a favor, disse que só o cargo que Mourão representa já o credenciaria, mas também deixou como tema para um próximo debate os critérios para tão importante deferência. Muitas vezes, como ele mesmo lembrou, os títulos são concedidos a pessoas que sequer se conhece a história.

Mas, voltando, a supresa ficou mesmo por conta do discurso feito pelo deputado Ricardo Barbosa, líder do governo na Casa, que, ao anunciar o voto e dizer que até pelo critério atual, mesmo respeitando o vice-presidente, o título não tinha sentido de ser. Pediu que já que iria ser aprovado, que o fosse por unanimidade ou que qualquer parlamentar que não se sentisse confortável por questões político-partidária se abstivesse de votar. A deputada Cida Ramos, do PSB, assim o fez. Já o deputado campinense Inácio Falcão votou contrário à aprovação da matéria.

Em meio a todo o debate, o presidente Adriano Galdino já avisava: se for aprovado – o título -, “que o vice-presidente venha receber nesta Casa, assim poderemos cobrar dele um posicionamento sobre as obras da Transposição. Se for aprovado….”. Alguém no plenário reclamou do ‘se’, e Galdino da mesa respondeu: “não vamos contar com o ovo no… da galinha”. Brincadeiras à parte, é preciso repensar critérios, mas o vice Mourão tem demonstrado um cuidado com o Nordeste, já vale por isso. (Sony Lacerda)

TORPEDO

“Vamos fazer uma reflexão profunda dessa conduta e vamos buscar o dialogo nossa base de vereadores e até para os outros vereadores da oposição que é uma denúncia frágil e com certeza vamos superar mais um desafio de tantos desafios que já tivemos, para dar continuidade ao nosso trabalho pelo crescimento da cidade.” De Berg Lima, prefeito de Bayeux, sobre nova denúncia que pode resultar na cassação do seu mandato pela Câmara Municipal.

Não perde… O deputado Walber Virgulino, durante discurso na tribuna, afirmou que o maior absurdo de todos foi o governador João Azevedo ter parabenizado o ex-presidente Lula, que aniversariou no último domingo. Daqui a pouco, vai homenagear Marcola, Beira-Mar…

… a piada… “Ele tem que entender que é governador da Paraíba. Se ele [João] tem amor por Lula, tem que se retrair”. Oi?! Não vejo problema em se homenagear aliados. Assim como não vejo problemas em se apresentar um título de cidadão ao General Mourão. É preciso bom senso.

… nem o amigo. Por fim, Virgulino, ao cumprimentar os ‘amigos’ da Polícia Militar aprovados em concurso, e quem tem ido às sessões cobrar as nomeações, soltou essa: “vocês andam mais aqui do que alguns deputados. Vou começar a anotar o ponto”. E o pior que ele está coberto de razão.

Primeiro mandato. A Assembleia Legislativa instalou, ontem, a Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios. O deputado Eduardo Carneiro foi eleito presidente. Em recente viagem à Califórnia, o parlamentar garantiu espaço para exposição dos produtos paraibanos.

Articulação. A Comissão Internacional é parceira da Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, na realização da Semana Estadual do Empreendedorismo, que ocorre de 4 a 8 de novembro em João Pessoa. O embaixador de Taiwan Her Jian-Gueng vai proferir palestra no dia 4.

De casa. A vereadora Sandra Marrocos apresentou uma Indicação ao Executivo Municipal, recomendando a criação do Parque Linear dos Bancários, trecho conhecido como ‘Três Ruas’. Ontem a parlamentar também anunciou uma emenda impositiva ao orçamento de 2020 para garantir recursos para a iniciativa.

ZIGUE-ZAGUE

O governador João Azevêdo recebeu ontem, na Granja Santana, Jarir Mahfoud, diretor do Insa Lyon, maior escola de Engenharia da França, e representantes da UFPB. Discutiram possíveis parcerias de intercâmbio.

O prefeito Luciano Cartaxo autoriza, hoje, novo pacote de obras do Mais Pavimentação, que contempla 74 ruas de 18 bairros. Investimento é de R$ 12,5 milhões da PMJP.

www.reporteriedoferreira.com.br