BESSA GRILL
Início » Colunistas » Seráphico da Nóbrega Filho é eleito presidente da APMP

Seráphico da Nóbrega Filho é eleito presidente da APMP

15/12/2012 21:24
O Promotor de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho foi eleito por promotores e procuradores paraibanos para representar a categoria durante o biênio 2013/2015. Ele será empossado na presidência da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) em 14 de janeiro de 2013, assumindo os trabalhos à frente da gestão intitulada “Unidos para novas conquistas”.
O pleito que definiu a nova gestão da APMP ocorreu durante toda esta sexta-feira (14 de dezembro), na sede administrativa da Entidade. Ao todo, 231 associados, de um universo de 299 aptos a votar, compareceram ao pleito. A chapa eleita recebeu 223 votos, tendo ainda 8 votos brancos e nenhum nulo.
“Temos consciência de nosso dever e não vamos nos omitir de atuar em qualquer assunto de interesse da Associação e de seus associados, agindo sempre com independência, mas com diálogo e prudência, equilíbrio e poder de convencimento”, afirmou o novo presidente da APMP, ao agradecer, em nome da chapa eleita, a confiança dos colegas.
Dentre as propostas apresentadas pela nova gestão, está a independência e autonomia da APMP, com a construção de um diálogo permanente e aberto com os órgãos da administração superior do Ministério Público, inclusive com a participação constante nas reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça – CPJ e Conselho Superior do Ministério Público – CSMP, ales dos Conselhos Nacionais, sempre que necessário.
Além disso, a chapa “Unidos para novas conquistas” assumiu o compromisso da defesa permanente das prerrogativas dos associados da APMP em qualquer esfera, com a criação da Comissão de Defesa das Prerrogativas, direcionada ao auxílio e a defesa do associado e da instituição do Ministério Público.
Currículo resumido do presidente:
Seráphico da Nóbrega Filho é Promotor de Justiça desde junho de 2003, após aprovação em primeiro lugar em concurso público. Ocupou os cargos de Promotor de Justiça titular nas Promotorias de Mari, Patos e Campina Grande. Atualmente é titular do cargo de 2º Promotor de Justiça de Santa Rita.
Mestre em Direitos Humanos pela UFPB e Especialista em Direito Processual pela UNP (Universidade Potiguar), o presidente eleito da APMP já  integrou a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à  Improbidade Administrativa – CCRIMP, a Assessoria Técnica, a Coordenação do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial – NCAP, além de ter exercido provisoriamente a função de Secretário Geral do Ministério Público.
Na APMP, já exerceu os cargos de Diretor de Ouvidoria e Comunicações e Diretor de Esportes. Seráphico da Nóbrega substitui o promotor Amadeus Lopes, que dirigiu a APMP durante o biênio 2011/2013.
Veja abaixo a composição da Chapa “UNIDOS PARA NOVAS CONQUISTAS”:
Presidente: Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (Kiko)
1º Vice-Presidente: Francisco Bergson Gomes Formiga Barros
2º Vice-Presidente: Kepler José Leal Maranhão
1º Secretário: Rodrigo Silva Pires de Sá
2º Secretário: Paula da Silva Camillo Amorim
1º Tesoureiro: Otacílio Marcus Machado Cordeiro
2º Tesoureiro: Ismael Vidal Lacerda
Diretor de Beneficência: Valério Costa Bronzeado
Diretor Cultural: Gardênia Cirne de Almeida
Diretor Social: Anita Bethânia Rocha Cavalcanti Mello
Diretor Jurídico: José Leonardo Clementino Pinto (Bob Leo)
Diretor Patrimonial: Eduardo de Freitas Torres
Diretor de Esportes: João Manoel de Carvalho Costa Filho
Diretor da Sub-sede (Campina Grande): Júlia Cristina do Amaral Nóbrega Ferreira
Diretor da Sub-sede (Cajazeiras): Alexandre José Irineu
Diretor de Ouvidoria e Comunicações: Leonardo Cunha Lima de Oliveira
Conselho Fiscal:
Ana Maria França Cavalcante de Oliveira
Abraão Falcão de Carvalho
Adriana de França Campos