BESSA GRILL
Início » Colunistas » Promotoria intervém e garante recuperação de monumento do Mosteiro de São Bento: Levi Borges

Promotoria intervém e garante recuperação de monumento do Mosteiro de São Bento: Levi Borges

5/07/2014 11:03

Promotoria intervém e garante recuperação de monumento do Mosteiro de São Bento, em João Pessoa

A atuação da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa garantiu a manutenção e recuperação do leão de metal que integra a torre sineira do Mosteiro de São Bento, na Capital e que oferecia riscos aos pedestres.

Os trabalhos de manutenção foram realizados no dia 25 de maio pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil da Capital, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Energisa e Guarda Civil Municipal.
A recuperação do leão da torre sineira é resultado de um inquérito civil público instaurado pela Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social. A cooperação de todos os órgãos envolvidos foi acordada em audiência realizada pela Promotoria, no dia 12 de maio.
Em ofício encaminhado ao promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto agradeceu a deferência no inquérito civil que trata da fixação do leão da torre do mosteiro de São Bento. A Arquidiocese é a proprietária do mosteiro.
De acordo com o promotor, tudo foi realizado conforme ficou acordado na audiência. Durante a recuperação do leão, foi utilizada pela primeira vez a Auto Plataforma Aérea do Corpo de Bombeiros, equipada com escada elétrica de 55 metros. A operação consistiu na condução de um técnico até o topo da torre, situado a 31 metros de altura, com a finalidade de realizar a manutenção do monumento.
A Energisa fez o desligamento temporário da energia para possibilitar o trabalho técnico. Já a Semob fez a intervenção necessária para isolamento do local e interdição do trânsito. A Defesa Civil e a Guarda Municipal também colaboraram com o trabalho de manutenção na torre sineira.

MPPB