BESSA GRILL
Início » Cidades » A OPORTUNIDADE: Escrito por Rui Leitao

A OPORTUNIDADE: Escrito por Rui Leitao

17/01/2017 08:59

 

A OPORTUNIDADE:  Escrito por Rui Leitao

A vida é definida pelas oportunidades que nos são oferecidas. Basta que estejamos atentos para aproveitá-las bem. Mas é preciso também que nos encontremos habilitados para tanto. Vejo muita gente se lastimando, se dizendo com falta de sorte, porque as oportunidades não aparecem no momento em que desejam e da forma como esperam. Falta, antes de tudo, visão de futuro, capacidade de perceber a ocasião em que surge a oportunidade de escolha para uma ação modificadora da sua vida.

As conquistas são alcançadas quando não desistimos diante das dificuldades encontradas. Até porque são nos embaraços, nas adversidades, que conseguimos enxergar as oportunidades. O que equivale dizer que, ainda que elas não apareçam, precisamos construi-las.

Existe um ditado popular que fala: “o cavalo selado só passa uma vez”. A partir dessa afirmação da sabedoria popular, somos compelidos a acreditar que uma oportunidade perdida não se repetirá. Pode ter um pouco de verdade nisso, mas não é motivo para desistência. É importante ir em busca de outro cavalo.

Mesmo que se faça montaria do “cavalo selado”, de nada adiantará se não souber guiá-lo. Pode, por incapacidade, trilhar um caminho errado e se perder na estrada da vida. De forma que, não é suficiente aproveitar a oportunidade, mas ter consciência do que fazer com ela.

Quando acreditamos naquilo que definimos como um projeto de vida, estamos abrindo oportunidades para torná-lo realidade. Na base da confiança em si mesmo, o indivíduo rompe barreiras, vence obstáculos, e vai célere em direção ao sucesso. Isso só acontece quando as oportunidades não são desperdiçadas.

www.reporteriedoferreira.com  • Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.