BESSA GRILL
Início » Colunistas » O EXAME DE ADMISSÃO: Escrito Por Rui Leitao

O EXAME DE ADMISSÃO: Escrito Por Rui Leitao

7/05/2019 00:45

O EXAME DE ADMISSÃO: Escrito Por Rui Leitao

Durante quarenta anos o sistema de ensino no Brasil estabeleceu a obrigatoriedade do estudante se submeter ao exame de admissão ao ginásio, após ter cursado o primário. Até 1971 as crianças, na faixa etária entre 10 e 12 anos, viviam o clima de nervosismo que tomava conta diante da necessidade de vencer esse processo seletivo para ingresso no curso secundário.

Era uma espécie de vestibular, ou ENEM, usando uma comparação mais atual. As vagas no curso ginasial eram limitadas, por isso se aplicavam provas de conhecimentos gerais para avaliar o aprendizado obtido no curso primário, selecionando na conformidade do número de vagas. Portanto, não era fácil dar continuidade aos estudos, a não ser que se mostrasse bem preparado para fazê-lo.

Tendo saído do Seminário, onde fiz os últimos anos do ginásio, transpus com relativa facilidade essa etapa da minha vida estudantil. A escola de formação dos padres católicos sempre foi reconhecidamente uma boa experiência de aprendizado. Ainda no primário já estudávamos latim, o que facilitava um melhor domínio da língua portuguesa. O Seminário foi então uma base importante para a minha capacitação ao exame de admissão.

Ao me convencer de que não possuía vocação sacerdotal me dispus a prestar o exame de admissão no Colégio Pio XII, que também pertencia à Arquidiocese da Paraíba e ficava instalado ao lado da Igreja de São Francisco. O Seminário funcionava por trás da igreja.

O exame de admissão consistia em provas escritas e orais das disciplinas Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Todo mundo ficava com os nervos à flor da pele. Nós, os concorrentes, e os familiares, na torcida para ver os filhos darem prosseguimento na vida escolar.

Ainda bem que no início da década de setenta, o governo resolveu dispensar a estudantada pré-adolescente dessa aflição, extinguindo a exigência do exame de admissão ao ginásio.

• Integra a série de textos “INVENTÁRIO DO TEMPO II”.

www.reporteriedoferreira.com.br