BESSA GRILL
Início » Colunistas » O brasileiro mediano gira mais lento do que a Terra: Por Fabiana Agra

O brasileiro mediano gira mais lento do que a Terra: Por Fabiana Agra

24/05/2017 15:43
O brasileiro mediano gira mais lento do que a Terra: Por Fabiana Agra

“O brasileiro mediano é uma espécie de retardado. Retardado no sentido de atrasado: há um delay histórico no espírito dele. O brasileiro mediano gira mais lento do que a Terra.
No inconsciente do brasileiro mediano há uma correspondência não confessada: a dignidade dos pobres e a corrupção política são a mesma coisa. Um preto de chinelo viajando de avião só pode ser obra de um governo corrupto.
Por corrupção deve-se entender sujeira. A luta contra a corrupção, nesse inconsciente mediano e retardado, é sempre associada à faxina. Acabar com a corrupção é limpar o país da sua sujeira.


Eliane Cantanhede, jornalista da Globo e esposa de marqueteiro do PSDB, enquanto cobria uma convenção dos tucanos, disse que ali havia uma massa de gente, mas uma massa cheirosa…
A luta de classes, no Brasil, mistura racismo e higienismo, mas o embrulha no papel bonitinho do combate à corrupção. É nesse sentido que governos do PSDB podem, a um só tempo, chamar o PT de corrupto e mandar a polícia matar pretos nas favelas. São duas faces de uma mesma moeda.


O ódio ao PT e ao Lula, num nível profundo, é o retorno do nojo dos brancos contra os pretos e dos ricos contra os pobres. Nojo vigente ainda no espírito retardado que não gira junto com a Terra.”


Por Rodrigo Lucheta

www.reporteriedoferreira.com.br