BESSA GRILL
Início » Colunistas » O APRENDIZADO POLÍTICO: Escrito Por Rui Leitão

O APRENDIZADO POLÍTICO: Escrito Por Rui Leitão

15/05/2016 15:34

RUI-LEITAO-1O APRENDIZADO POLÍTICO: Escrito Por Rui Leitão

A fonte para o aperfeiçoamento da democracia é o aprendizado político. As experiências traumáticas, ainda que sejam dolorosas, que sirvam como ensinamento. Mais do que isso, que sejam aproveitadas como injeção de ânimo para a luta, a determinação em combater o bom combate, a corajosa manifestação de permanecermos atentos na busca da correção de rumos que determinem um tempo em que a liberdade de pensamento e de ação nunca seja cerceada.

As rupturas circunstanciais da democracia não devem jamais ser razão de baixar a guarda, desistir da perseverante vontade de fazer com que esse país não volte a viver um tempo que deseja esquecer, um período em que as classes sociais menos assistidas pelo poder público estiveram marginalizadas, fora do contexto político. Uma época em que só os poderosos tinham voz e mando, desprezando as demandas partidas dos desprotegidos pelos governos.

Mesmo que as elites em algum momento se mostrem vitoriosas, o povo não permitirá que o país mergulhe no atraso, no retrocesso, na volta à indiferença aos problemas sociais. O Brasil é muito maior do que as influências das forças econômicas e midiáticas que teimam em andar para trás, porque incomodadas com os avanços que colocam a população como protagonista da definição da vida nacional.

Apesar de tudo, nunca podemos torcer pelo fracasso de qualquer que seja o governo instalado, mesmo que carente de legitimidade. O espírito de nacionalidade exige de todos nós o acreditar no amanhã, mas, ao mesmo tempo, nos faz responsáveis pela vigilância, acompanhamento, fiscalização de suas ações. Quem assume o governo criticando, tem a obrigação de acertar. E se errar tem que ser cobrado e criticado.

Vamos em frente. O Brasil não pode perder a esperança.

www.reporteriedoferreira.com