BESSA GRILL
Início » Colunistas » A resposta do vice-procurador: Escrito Por  Lena Rolim Guimarães 

A resposta do vice-procurador: Escrito Por  Lena Rolim Guimarães 

1/11/2017 12:33

A resposta do vice-procurador: Escrito Por  Lena Rolim Guimarães 

Como vice-procurador-geral da República escolhido por Raquel Dodge, o paraibano Luciano Mariz Maia é quem representa a PGR no Superior Tribunal de Justiça, onde são processados governadores de Estado, desembargadores e conselheiros dos Tribunais de Contas.

 

 

Sendo de uma família de muitos políticos, tanto na Paraíba como no Rio Grande do Norte – o senador José Agripino Maia é exemplo -, e ocupando cargo importante na instituição a quem cabe denunciar deputados e senadores, uma pergunta era obrigatória na entrevista que concedeu ao Correio Debate da TV Correio/Record: “Como pretende se proteger do risco de exploração dos vínculos familiares, em meio a guerra da Lava Jato?”.

 

 

Na resposta a Hermes de Luna, ele disse que é grato pela oportunidade que a vida lhe deu de antes de entrar no MPF ter atuado intensamente em partidos políticos, como advogado eleitoral e delegado, tendo inclusive participado de grandes campanhas eleitorais.

 

 

Por que foi importante? “Isso me deu uma experiência que só a política pode dá: não olhar ninguém como superior e não olhar ninguém como inferior”, afirmou.

 

 

Maia deixou claro que a experiência na política foi positiva porque os seus “exemplos de convivência” foram João Agripino, “meu tio e amigo”, e Antonio Mariz, conhecido pela “seriedade e integridade”.

Ele contou que desde que entrou no MPF, em 1991, não teve mais qualquer atuação político-partidária, e como “consequência”, o seu desempenho na instituição “é firme”.

 

 

Disse que todas as semanas encontra com deputados e senadores da Paraíba em voos indo ou voltando de Brasília, e trata a todos com “extremo zelo, respeito e atenção”, em razão da “imensa capacidade que têm de representar instituições essenciais a democracia”, mas que eles também sabem qual é o seu mandato e que ele será cumprido.

 

 

Os casos da Lava Jato tramitam no STF e são acompanhados por Raquel Dodge, mas sendo seu substituto, pode ser convocado. Disse que ocorrendo a hipótese, e se identificar incompatibilidade, “afirmarei a minha suspeição sem nenhuma dificuldade”. O recado foi dado da forma mais tranquila possível, mas sem vacilo. Que a obrigação precede a devoção.

 

 

 

TORPEDO
Eu sustento, eu estimulo que cada brasileiro, como São Paulo, espere para além de toda a esperança e confie que nós conseguiremos, que todos nós, brasileiros, conseguiremos contornar os problemas, as dificuldades.

 

Do vice-procurador-geral Luciano Mariz Maia, sobre o desencanto dos brasileiros em razão da impunidade de poderosos acusados de corrupção.

 

Bateu, levou
Se Ricardo Coutinho, não perde chance de fustigar a oposição, que não teria nome para 2018, Manoel Júnior (PMDB) mostra que não tem papas na língua. Disse que ele vai precisar de “guindaste” para levantar João Azevedo.

 

 

Reciprocidade
Paraibanos da base de Temer estão de olho na Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur. É ocupada por Gilson Lira, aliado de Veneziano, mas foi indicação ainda de Vital do Rêgo.

 

 

Violência
A deputada Camila Toscano (PSDB) lamentou que mesmo havendo subnotificação em razão do medo, o número de estupros na Paraíba tenha crescido 29,2%, com taxa de 9,8 casos por grupos de 100 mil habitantes.

 

 

Destaque

O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador José Aurélio da Cruz foi eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, no 76º ENCOGE, realizado em Salvador.

 

 

ZIGUE-ZAGUE
+ Pesquisa Pulso Brasil, da Ipsos, mostra que de 20 políticos e personalidades avaliadas, apenas dois têm mais aprovação que rejeição: Sérgio Moro e Joaquim Barbosa.
+ Michel Temer, com 95%, lidera em rejeição, seguido por Aécio Neves, 93%. A situação do ex-presidente Lula também é difícil: 58% de rejeição para 41% de aprovação.

www.reporteriedoferreira.com.br