BESSA GRILL
Início » Colunistas » A FÉ: Escrito Por Rui Leitao 

A FÉ: Escrito Por Rui Leitao 

24/03/2019 17:56

A FÉ: Escrito Por Rui Leitao

Para começarmos a refletir sobre a fé, faço aproveitamento de um pensamento de Tolstoi: “A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em algo”. O mistério dá origem à fé. Crer em algo é aceitar como verdadeira uma ideia, um conceito, sem admissão de dúvidas. A crença fortalece a coragem e a determinação das vontades, nos guiando para a tomada de decisões.

A fé não exige evidências, nem provas materiais. Ela funciona como uma energia alimentadora do viver. Os céticos têm mais dificuldade em serem vitoriosos, porque neles não se constroem sentimentos de confiança e por isso seus corações inibem esperanças. É preciso colocar o amanhã na convicção íntima de que há um Ser Superior que direciona nosso caminhar. A fé em Deus tem feito com que o homem se sinta forte nos momentos de dificuldade, se manifeste destemido diante dos percalços, se posicione com firmeza no enfrentamento das circunstâncias infelizes.

As verdades absolutas pregadas pelas doutrinas religiosas, quando admitidas, funcionam como amparo nas fragilidades emocionais. Nelas os crentes se agarram na busca da solução dos seus problemas. É a manifestação da fé divina.

A fé tem relação com a esperança. Quando nasce em nosso espírito a expectativa positiva de que o melhor está para acontecer. Ela anima os abatidos, levanta os derrotados na esperança de vitórias futuras, conforta os desesperados na expectativa de que o imprevisto desagradável mudará favoravelmente.

Ter fé é não desistir nunca dos seus projetos. É entregar-se às suas certezas e convencimentos, ainda que não sejam indubitáveis. É segurar nas mãos de Deus quando as Suas providências se fizerem necessárias. Em nenhuma hipótese a fé deve ser abandonada em nossa vida.

www.reporteriedoferreira.cpm.br