BESSA GRILL
Início » Cidades » Tribunal de Justiça do Estado escolhe este mes novo Desembargador

Tribunal de Justiça do Estado escolhe este mes novo Desembargador

O próximo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba será escolhido ainda no mês de setembro

2/09/2012 14:56
O próximo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba será escolhido ainda no mês de setembro pelo critério de merecimento e os juízes que concorrem à vaga do desembargador Manoel Soares Monteiro, que se aposentou compulsoriamente ontem, figuram na primeira quinta parte da lista de antiguidade do Poder Judiciário estadual. A eleição do magistrado de segundo grau é feita pelo Pleno do TJPB e só quem tem direito ao voto aberto e fundamentado são os 19 desembargadores da Corte.
Antes de definir qual o nome do juiz que será promovido para o segundo grau, o Pleno define uma lista tríplice com os mais votados, dentre os 20 juízes mais antigos. Caso um desses nomes figure pela terceira vez na lista tríplice, é forte a possibilidade de ser esse o novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. Por outro lado, a Presidência do TJPB pode ou não publicar edital de vacância com o objetivo de preencher a vaga deixada por Manoel Monteiro.
Contudo, um juiz substituto será indicado pela Corte, para compor o quorum do Tribunal Pleno e da Primeira Câmara Cível, órgão fracionário onde também atuava o julgador que dedicou 37 anos de sua vida à magistratura. Durante a sessão do Pleno da última quarta-feira, todos os membros do TJPB homenagearam Manoal Monteiro. “O senhor deixa a atividade judicante, mas seu nome ficará gravado em nossas mentes”, disse o presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. Manoel Soares Monteiro ingressou na magistratura em novembro 1975 e foi presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRT-PB). Ele também foi juiz das comarcas de São José de Piranhas, Sousa, Campina Grande e João Pessoa.