BESSA GRILL
Início » Cidades » Semob divulga esquema especial de trânsito para as os blocos do Fim de Semana

Semob divulga esquema especial de trânsito para as os blocos do Fim de Semana

3/02/2013 03:30

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já definiu o plano de mobilidade para os desfiles do bloco dos Atletas, Virgens de Tambaú e Muriçoquinhas, que vão desfilar neste sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4), respectivamente. O plano montado pela Diretoria de Operações (Diope) da Semob objetiva garantir a segurança dos foliões que vão acompanhar os blocos, a fluidez do tráfego no entorno das concentrações e a mobilidade de usuários de ônibus.

O trabalho dos agentes de mobilidade começa logo cedo nos dias de desfile dos blocos. A partir das 13h, batedores da Semob irão dar apoio ao deslocamento dos trios elétricos, que sairão da avenida Cabo Branco até o corredor da folia, na avenida Epitácio Pessoa, ficando o tráfego em meia pista durante o trajeto. O estacionamento na rua do Sol (Clube Cabo Branco) e Angelina Baltar (rua do Capim/Pão de Açúcar) será proibido também a partir desse horário, garantindo todo o espaço da via para o tráfego de veículos que serão desviados de trechos da Epitácio Pessoa.

Já às 15h, 50 agentes de mobilidade estarão distribuídos nos pontos fixos e móveis de bloqueio definidos, para monitorar o trânsito e dar apoio à montagem das estruturas que serão utilizadas pela organização das agremiações. Ás 17h os agentes vão bloquear totalmente a área no entorno da concentração dos blocos dos Atletas (sábado) e Virgens (domingo), na Epitácio Pessoa; e na Praça Tito Silva para as Muriçoquinhas, na segunda-feira (4).

Bloqueios – Serão bloqueadas para o tráfego de veículos as seguintes vias: Hidelbrando Tourinho com Antônio Rabelo Júnior (por trás do Posto 99), avenida Epitácio Pessoa com João Domingos (Wizard) e a Epitácio com a rua Giácomo Porto (Colégio Evolução), em Miramar.

O tráfego de veículos na Epitácio Pessoa, a partir das 19h, será apenas cruzando à avenida. Com o início do deslocamento dos blocos, previsto para as 21h, a Semob recomenda aos condutores que evitem a via, buscando rotas alternativas para chegar ao destino, a exemplo da Beira Rio e Ruy Carneiro.

Transporte – Durante o desfiles dos blocos desse fim de semana, as linhas deverão operar da seguinte forma:

Bloco dos Atletas – As linhas do Tetéu serão reforçadas até as 2h30: 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 108 – Alto do Mateus; 118 – Valentina-Patatibe-Mussumago; 203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 1500 – Circular e 5100 – Circular.

Circularão também realizando duas viagens após a meia-noite as linhas 204 – Cristo; 302 – Mangabeira/CidadeVerde; 701 – Alto do Mateus; 109 – Rua do Rio e 5201 – Colinas do Sul.

Virgens de Tambaú – Haverá reforço nas linhas do Tetéu durante todo o evento. Deverão circular também as linhas 204 (Cristo), 301 (Mangabeira), 511 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa), 5600/ 5603/ 5605 (Mangabeira-Shopping), 701 (Alto do Mateus), 109 (Rua do Rio) e 5201 (Colinas do Sul). As linhas circulares 1500, 5100, 1510 e 5110 estão autorizadas a circularem até a praia.

Havendo necessidade, a Semob determinará às empresas o acréscimo do número de ônibus para atender à demanda de usuários na volta para casa.

Itinerário de ônibus – No Bloco dos Atletas e Muriçoquinhas, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela avenida Tito Silva, rua Miguel Lisboa, Domingos Mororó, av. Beira Rio, Maria Caetano F. Lima (Shopping Moriah) até à Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro, destino Castelo Branco e Zona Sul, os ônibus circularão pela rua João Domingos, Dra. Hermance Paiva, Tito Silva, seguindo para os bairros. Os com destino às praias, farão a rota pela Epitácio pessoa, Ruy Carneiro e Nego.

Para o bloco Virgens de Tambaú, os ônibus que fazem o itinerário Centro/bairro, destino Castelo Branco, vão circular pela Epitácio Pessoa, Wandick Filgueiras, Evaldo Wanderlei, Dra. Hermance Paiva e Tito Silva.

Os ônibus que se dirigem às praias e os shoppings seguirão pela Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro. Após o festejo, o ponto de parada de ônibus da avenida Epitácio Pessoa com a rua Professora Maria Sales será desativada temporariamente devido a grande quantidade de usuários que se deslocam para parada, o que provoca congestionamento por parte dos coletivos. Os passageiros poderão se deslocar para a parada seguinte.

Calçadas – Não é permitido qualquer veículo estacionar na calçada ou canteiro central da avenida Epitácio Pessoa. Os veículos que cometerem a infração serão autuados pela fiscalização e removidos para o pátio da Semob.

A Semob pede aos motoristas que contribuam para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, evitando estacionar os veículos em locais proibidos, como calçadas, esquinas e entradas de garagens. Outro alerta é não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. Se beber, utilize transporte público ou táxi. Para informações ou reclamações, a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob, no telefone 0800 281 1518.