BESSA GRILL
Início » Cidades » Rio cai na folia a partir desta quinta-feira ( 03 )

Rio cai na folia a partir desta quinta-feira ( 03 )

Banda agita o Centro e Ilha faz ensaio de rua. Domingo, elite do samba abre os ensaios

3/01/2013 06:08

POR CAIO BARBOSA

Rio –  O Rio de Janeiro  é uma cidade que abraça como ninguém o ditado “o ano só começa após o Carnaval”. Ainda mais quando os festejos de Momo vêm no início de fevereiro, como neste ano.

Diante disso, não há mais o que fazer a não ser cair na folia. É o que têm feito milhares de cariocas que nem tiveram tempo de curar a ressaca do Réveillon.

Nesta quinta-feira, o couro — dos tamborins — já come solto pela cidade. No Centro, antes mesmo do pôr do sol, a turma da Banda da Rua do Mercado bota a galera para sambar.

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

Carnaval musical: na foto, integrantes dos blocos Carrossel de Emoções, que toca funk; Chora Me Liga, que toca sertanejo, e Vira-lata, do axé | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

Na Ilha do Governador, a União da Ilha faz ensaio na Estrada do Galeão a partir das 19h. E no Barra Music, a bateria da Grande Rio recebe Preta Gil.

“O Rio já está em ritmo de samba. E neste ano, a Banda da Rua do Mercado completa 15 anos e vai homenagear outro aniversariante, o grande Martinho da Vila, que completa 75 anos. O desfile tem tudo para ser emocionante”, diz Cláudia Figueiredo, uma das comandantes da folia.

Nesta sexta-feira, o baticum é na Zona Portuária, onde os Escravos da Mauá sacodem uma multidão. Sábado é a vez do Bola Preta promover sua feijoada com a presença dos ritmistas da Beija-Flor, com sete dos últimos 15 títulos do Carnaval carioca. E domingo já tem escola de samba do Grupo Especial ensaiando na Marquês de Sapucaí.

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira às 19h, turma da Banda da Rua do Mercado põe o bloco na rua | Foto: Divulgação

Como tem acontecido nos últimos carnavais, a folia na Cidade Maravilhosa, neste ano, dará ainda mais espaço para outros ritmos musicais.

“Em 2011, eu vi bloco com música dos Beatles (Sargento Pimenta) e do Roberto Carlos (Exalta Rei) e pensei que poderíamos fazer um de funk antigo, com aquelas músicas do Claudinho e Buchecha. Há quatro meses, decidimos montar e já fizemos 25 shows, inclusive em Brasília e São Paulo”, conta Gustavo Casemiro, um dos idealizadores do Carrossel de Emoções, e que no domingo leva a turma para a Boate 021, na Barra.

O bloco Vira Lata, que só toca axé music, também faz parte dessa turma, bem como a galera do Chora, Me Liga e do E Daí?, que tocam sertanejo em ritmo de samba.

“O Rio de Janeiro é enorme e tem espaço para todo mundo e todos os ritmos musicais. Dá para todos brincarem sem preconceito”, diz o vira-lata Renato Brito Neto.

Sexta-feira

Portela e São Clemente fazem seus ensaios de quadra em Madureira e na Presidente Vargas, respectivamente.

Sábado

O bloco Spanta Neném recebe o baiano Netinho na Sede de Remo do Flamengo, na Lagoa. O Bangalafumenga toca na Fundição Progresso, na Lapa.

Domingo

União da Ilha e Mocidade abrem a temporada de ensaios gratuitos das escolas do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Na Fundição Progresso, há ensaio dos blocos Sargento Pimenta e Suvaco de Cristo.