BESSA GRILL
Início » Cidades » Público prestigia a abertura do Carnaval Tradição de João Pessoa

Público prestigia a abertura do Carnaval Tradição de João Pessoa

Tribos indígenas e clubes de orquestras estavam entre as atrações. Carnaval Tradição acontece na Avenida Duarte da Silveira.

11/02/2013 21:50

Tribos indígenas foram uma atração à parte na primeira noite do Carnaval Tradição de João Pessoa  (Foto: Jorge Machado/G1)Tribos indígenas foram uma atração à parte na primeira noite do Carnaval Tradição de João Pessoa (Foto: Jorge Machado/G1)

A abertura do Carnaval Tradição de João Pessoa aconteceu neste sábado (9). Na Avenida Duarte da Silveira, pessoas de vários bairros da capital e até de outras cidades prestigiaram o evento. A primeira atração a pisar na avenida foi a Tribo Indígena Xavantes. Com rituais, como a dança da morte, a atração empolgou o público e mostrou que a tradição está viva. Segundo o regulamento, a tribo teve apenas 30 minutos para convencer os jurados e o público da Duarte da Silveira.

"É uma alegria imensa que eu sinto em ver toda essa tradição, um carnaval bonito, feito para a família", diz a aposentada Ivonete Pereira (Foto: Jorge Machado/G1)“É uma alegria imensa que eu sinto em ver toda
essa tradição”,  diz a aposentada Ivonete Pereira
(Foto: Jorge Machado/G1)

A aposentada Ivonete Pereira, de 84 anos, veio do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, para prestigiar a festa. “Nunca perdi um ano. É uma alegria imensa que eu sinto em ver toda essa tradição, um carnaval bonito, feito para a família. Acho que inaugurei isso aqui”, diz.

Na arquibancada, famílias com crianças de braço assistiam atentas às apresentações, com olhos vidrados em cada movimento.

Após a apresentação da Tribo Indígena Xavantes, foi a vez de entrar na Avenida Duarte da Silveira o Clube de Orquestra Dona Emília. Segundo a organização, o clube entrou na avenida com cinco minutos de atraso, e precisou se apressar para não ser desclassificada. Os integrantes do Dona Emília tiveram 25 minutos para convencer os jurados e a plateia. Mas antes de fazer isso, o que o Clube de Orquestra fez foi levantar a arquibancada ao som de ‘Vassourinha’, um símbolo musical do carnaval brasileiro.

Público prestigiou a primeira noite do Carnaval Tradição de João Pessoa (Foto: Jorge Machado/G1)Público prestigiou a primeira noite do Carnaval
Tradição de João Pessoa (Foto: Jorge Machado/G1)

Ao som do frevo, passistas realizavam coreografias que contagiavam todo o público. “Isso é muito bom. Ah se o velho aqui tivesse saúde”, exclama com entusiasmo Cícero dos Santos, de 72 anos.

A noite na Duarte da Silveira estava apenas começando. A previsão da organização era de que todas as apresentações terminassem à 1h45 deste domingo (10).

Assim como a noite, a  alegria estava apenas começando. Muitas atrações ainda iriam invadir para contagiar o público.

O pequeno índio mostra na Avenida Duarte da Silveira que tradição já vem de berço (Foto: Jorge Machado/G1)O pequeno índio mostra na Avenida Duarte da Silveira que tradição já vem de berço (Foto: Jorge Machado/G1)

Segundo a programação, a noite ainda reservava para os pessoenses atrações, Tribo Indígena Tupinambás, Tribo Indígena Guanabara, Clube de Orquestra 25 bichos, Tribo Indígena Ubirajaras, Tribo Indígena Papo Amarelo, Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe, Tribo Indígena Tupi Guanabara, Escola de Samba Mirasol e Escola de Samba Pavão de Ouro.

A dança da morte emocionou quem compareceu ao Carnaval Tradição da capital (Foto: Jorge Machado/G1)A dança da morte emocionou quem compareceu ao Carnaval Tradição da capital (Foto: Jorge Machado/G1)

Neste domingo, passam pela Duarte da Silveira,  a partir das 19h (horário local), Tribo Indígena Pele Vermelha, Clube de Orquestra São Rafael e Folia, Tribo Indígena Tabajaras, Tribo Indígena Flecha Negra, Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre, Trino Indígena Tupy Guarany, Tribo Indígena Africanos, Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, Escola de Samba Independentes de Mandacaru, Escola de Samba Império do Samba e Escola de Samba Malandros do Morro. A programação está prevista para acabar às 2h.

Na segunda-feira (11), a programação está prevista para começar mais cedo: às 18h. Para alegria da criançada, os ursos vão invadir a avenida.

Sozinho ou em grupo, cada passista mostrou na avenida o verdadeiro ritmo do carnaval  (Foto: Jorge Machado/G1)Sozinho ou em grupo, cada passista mostrou na avenida o verdadeiro ritmo do carnaval
(Foto: Jorge Machado/G1)

As atrações que vão passar pela Avenida Duarte da Silveira são Urso verde, com participação especial, Urso da Paz de Bayeux, também com participação especial, Batucada Águia de Ouro, Batucada Nova Liberdade, Urso da Terceira Idade Anos Dourados, Urso Panda, Urso Celebridade, Urso Folião, Urso Gavião, Urso Jamaica, Urso da Paz do Grotão, Urso Amigo Batucada, Urso Sem Lenço Sem Documento, Urso Reboliço, Urso Canibal, Urso Solitário, Urso Lino, Urso Preto do Sesi, Urso Santa Cruz, Urso Macaco Louco, Urso Simpático e Urso Polar.

G1