BESSA GRILL
Início » Cidades » Prefeitura da Capital capacita 980 pessoas para o mercado de trabalho

Prefeitura da Capital capacita 980 pessoas para o mercado de trabalho

14/09/2012 19:31

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investe na formação de mão de obra em setores estratégicos da economia da cidade, como turismo, informática e beleza, ao entregar 980 certificados de 19 cursos do programa Qualifica-JP, na manhã desta sexta-feira (14). Além da oportunidade de capacitação, o programa intermedia a contratação. Supermercados, hotéis, padarias e restaurantes já estão em processo de firmar parcerias para absorver os novos trabalhadores do mercado.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou da solenidade de entrega dos certificados e falou do pioneirismo do programa, que já capacitou 1.800 jovens. “A experiência de João Pessoa tem contribuído para definir uma política nacional, já que o Governo Federal criou um programa nos nossos moldes. Precisávamos dar um passo além das políticas de transferência de renda. Estamos fazendo nossa parte ao providenciar a capacitação. Agora é com vocês!”, disse o prefeito a um auditório lotado pelos qualificados do programa.

A coordenadora do Qualifica-JP, Cira Maia, falou da necessidade de profissionais com qualificação em áreas como turismo, que inclui ramos como hotelaria e gastronomia. “Estamos próximos da Copa do Mundo e temos demanda por mão de obra qualificada”, disse. Ela também destacou o alto índice de formação nos cursos, que foi de 89%, considerando as 1,1 mil inscrições.

Elane Cristina, moradora do Bairro dos Novais, agora está capacitada na área de arte culinária e pretende seguir na profissão. Ela recebeu o certificado das mãos do prefeito Luciano Agra e agradeceu pela oportunidade. “Agora eu posso dizer que estou qualificada para o mercado de trabalho e correr atrás do meu emprego”, frisou.

O Qualifica-JP oferece 19 cursos profissionalizantes, são eles: arte culinária, corte e escova, corte e costura, manicure, eletricista predial, garçom, recepcionista, informática básica, montagem e manutenção de micro, mecânica de motos, embelezamento, atendente de hotel, guia de turismo, cuidador de idoso, office boy, pintor, camareira, artesanato e bijuteria.

O programa é realizado em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), que é integrada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba (IFPB).
O gerente de Projetos e Negócios da Funetec, Epitácio Brito, destacou o empenho dos professores que ministraram os cursos, no período de maio a agosto deste ano, como Marco Antônio, instrutor na área de informática. “É muito gratificante ver tantos jovens se profissionalizando e que agora podem dizer que têm uma profissão”, disse.

 

 

 

 

da Secom