BESSA GRILL
Início » Cidades » Prefeito anuncia início do Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas

Prefeito anuncia início do Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas

3/05/2013 14:54

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), lança, na próxima segunda-feira (6), o Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas do Ortotrauma (Pecoo). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (3), pelo prefeito Luciano Cartaxo, durante a posse do novo secretário de Acompanhamento de Governamental, Inaldo Leitão.

“Vamos zerar a fila de espera por cirurgias. Essa é a demonstração do nosso compromisso com a saúde de João Pessoa”, disse o prefeito Luciano Cartaxo. Ele adiantou que o Pecoo vai atender 1.882 pacientes que esperam por uma cirurgia ortopédica no Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity. O investimento é de R$ 3 milhões com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da PMJP. Para resolver o problema da fila por cirurgias, a PMJP realizou uma parceria com o Hospital Samaritano.

Os pacientes que esperam por cirurgia serão atendidos seguindo o critério temporal – ou seja, quem estiver a mais tempo na lista terá prioridade no atendimento. Por dia, serão realizadas 30 cirurgias, sendo 20 do Pecoo e 10 da demanda diária.

Dentro do Pecoo, serão realizadas 18 cirurgias no Ortotrauma, seis no Hospital Santa Isabel e mais seis no Samaritano. “Para que o Pecoo funcione, haverá retaguarda de salas de cirurgia e de leitos no Hospital Municipal Santa Isabel e no Hospital Samaritano, com médicos que trabalharão em plantões vinculados a metas”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

As cirurgias serão: artroplastias de quadril (168); artroplastias de joelho (251); artroscopias de joelho (787); artroscopias de ombro (183); artrodeses (85); cirurgias de dedos, punhos e cotovelos (115); osteotomias (78); cirurgias de pé e tornozelo (53); ressecções (21); e demais cirurgias (151). “São procedimentos de alta complexidade, com colocação de próteses de titânio, já empenhadas com nossos fornecedores”, acrescentou Adalberto Fulgêncio.

O lançamento do Pecoo será feito oficialmente pelo prefeito Luciano Cartaxo e pelo secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, na próxima segunda-feira (6), às 9h, no Ortotrauma, em Mangabeira.

 

 

 

 

da Secom