BESSA GRILL
Início » Cidades » PMJP usará câmeras de monitoramento para acompanhar o Carnaval

PMJP usará câmeras de monitoramento para acompanhar o Carnaval

No total, as 68 câmeras de monitoramento mantidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Semob farão o acompanhamento do trajeto dos blocos em várias ruas da cidade

30/01/2013 21:30
E1CP2-1A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) montou uma operação para monitorar o Carnaval na cidade e garantir a tranquilidade da festa para todos os foliões até a quarta-feira de cinzas, no próximo dia 13 de fevereiro. As 68 câmeras de monitoramento mantidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) farão o acompanhamento do trajeto dos blocos em várias ruas da cidade. A ação tem início com a abertura da festa, no Ponto de Cem Réis, a partir desta quinta-feira (31).
Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com um dos melhores serviços de vídeo monitoramento do país. Instalados em uma sala localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), os funcionários da Prefeitura dispõem de acesso imediato a todas as câmeras, além de aparelhos de rádio frequência para facilitar a comunicação com as equipes de campo, garantindo rapidez e transparência às ações. O serviço integra a Rede Metropolitana Digital – Jampa Digital, administrado pela Secitec.
As câmeras foram inicialmente destinadas ao acompanhamento do trânsito e do sistema de semáforos, mas se transformaram em um importante mecanismo de segurança em pontos estratégicos da cidade. Hoje, entre os funcionários que trabalham na sala de monitoramento estão servidores da Semob, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da própria Secitec, que atuam das 7h às 18h. “Neste período pré e carnavalesco estendemos o horário durante toda a noite para reforçar as ações de segurança”, destacou o superintendente da Guarda Municipal, major Marcus Marques.
Comunicação – O major acrescentou que os funcionários realizam uma comunicação imediata, inclusive com a polícia, em caso de um flagrante por meio das câmeras de monitoramento. Para o Carnaval, as equipes foram orientadas a acompanhar cada detalhe das imagens uma vez que é esperado um grande número de pessoas por dia de evento. “Vamos seguir com este trabalho até a quarta-feira de cinzas no sentido de coibir a violência, trabalhando em parceria com várias secretarias da Prefeitura e com a polícia”, garantiu.
Ação integrada – Outra finalidade das câmeras de monitoramento é inibir a ocupação desordenada nos dias de eventos e garantir mais segurança e comodidade à população. É importante destacar que as câmeras funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo sem a presença dos funcionários, e as gravações já auxiliaram em diversas ações da Prefeitura e da Segurança Pública desde suas instalações.
A PMJP conta com 68 câmaras de monitoramento. Destas, 36 são do projeto Jampa Digital, 19 fixas e 17 móveis, e 32 pertencem a Semob. Os equipamentos estão instalados em avenidas e ruas de grande fluxo, além de praças públicas em vários bairros da Capital.
Parlamentopb