BESSA GRILL
Início » Cidades » PMJP recadastra comerciantes e realiza intervenções nos mercados públicos

PMJP recadastra comerciantes e realiza intervenções nos mercados públicos

4/07/2015 00:16

Dando continuidade a operação de reordenamento dos Mercados Públicos da Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está recadastrando todos os comerciantes que possuem boxes nos equipamentos administrados pela PMJP.

Desde o mês de maio, a Sedurb vem realizando ações nos mercados públicos da Capital, como mutirões de limpeza, cortes de ligações clandestinas de água e energia, desapropriação das áreas comuns e calçadas, podas de árvores etc. O primeiro a passar por intervenções foi o Mercado Central, seguido pelo Mercado de Oitizeiro e do Bairro dos Estados, onde a equipe da Sedurb continua trabalhando.7HRHQ-1

Além disso, também estão sendo pensadas ações mais efetivas que possam garantir o melhor funcionamento dos mercados. Reformas de banheiros e outras obras estão sendo realizadas nos mercados do Geisel, Mangabeira, Bairro dos Estados e Bessa.

Em alguns mercados, como o do Geisel, o cadastramento já foi concluído e passa agora por intervenções. De acordo com o projeto da obra, 44 boxes serão construídos da primeira etapa, além da abertura de uma via de acesso pavimentada para os pedestres circularem dentro do mercado. Com isso, será aberto espaço para outros comerciantes trabalharem no local, aumentando a oferta de produtos para os clientes e oferecendo melhor qualidade de trabalho para os que já estão trabalhando no mercado.

O projeto foi concluído e a previsão para o início da obra é dezembro deste ano. Até lá, serão realizadas intervenções como a retirada de boxes de áreas irregulares, limpeza e revitalização das áreas de uso comum.

Mais segurança e conforto – Para o comerciante Moises da Silva, que trabalha no Mercado do Geisel há 19 anos, as ações da Sedurb já trouxeram mais segurança e conforto para quem frequenta o local. “A área central, onde foram removidos os boxes desativados, causava muitos transtornos para a gente que trabalha aqui porque servia de depósito de lixo e ponto de droga, mas com esse projeto a gente já trabalha mais satisfeito já que estamos vendo as coisas acontecendo e a população do bairro vai ter gosto de comprar aqui”, destacou o comerciante.

A situação é parecida no Mercado do Bessa, onde será construída uma coberta na área da feira livre para os comerciantes se abrigarem. O projeto, que já foi concluído e aprovado, deve ser iniciado no segundo semestre deste ano. O recadastramento dos comerciantes também já foi encerrado e está sendo realizada agora a regularização das taxas.

Oitizeiro – Já no Mercado de Oitizeiro, a prioridade tem sido a desobstrução das calçadas e o reordenamento dos comerciantes, evitando acidentes na via de acesso ao mercado e garantido a livre circulação dos pedestres. O cadastramento está em fase de conclusão e, depois de finalizado, a Sedurb vai analisar a necessidade de transferência de alguns segmentos para outros mercados da capital.

Para melhorar as instalações do mercado, será construído um galpão com 40 boxes que serão ocupados por comerciantes que vendem carnes, lanches e diversos. A obra faz parte do projeto de duplicação da Avenida Cruz das Armas e será executada em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Hildevânio Macêdo, as ações serão contínuas e devem contemplar ainda outros mercados de João Pessoa. “Nós vamos continuar trabalhando para que todos os mercados sejam beneficiados com essas mudanças e esperamos que os comerciantes e clientes se sintam satisfeitos ao final do trabalho, assim os mercados públicos da Capital serão mais valorizados”, declarou o secretário.

www.reporteriedoferreira.com